A influência das cartas internacionais sobre as Leis Nacionais de Proteção ao Patrimônio Histórico e Pré-Histórico e estratégias de preservação dos Sítios arqueológicos brasileiros
Palabras clave:
Cartas Patrimoniais, Arqueologia, EducaçãoResumen
Neste artigo traçamos um esboço cronológico da evoluçáo das cartas nacionais e internacionais referentes a conservaçáo patrimonial, evidenciando sua influência na elaboraçáo das leis de proteçáo aos sítios arqueológicos no Brasil do século XX. A adoçáo de estratégias voltadas para a educaçáo patrimonial sáo medidas vitais para a preservaçáo dos sítios históricos e pré-históricos ante o desconhecimento da populaçáo em geral. Fazer com que o conhecimento acadêmico sobre preservaçáo e conservaçáo patrimonial seja assimilado pela populaçáo e colocado em prática na defesa dos sítios arqueológicos, exige mudanças culturais e de posturas comportamentais, efetuadas através de um trabalho de conscientizaçáo social através da educaçáo.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.