Corrigindo corpos (im)perfeitos: a escola como cartografia da dor e da punição

Autores/as

  • Denise Uchoa

Palabras clave:

Violência, Infância, Intervenção cirúrgico-pedagógica

Resumen

O presente trabalho visa analisar as marcas psicológicas sutis e violentas oriundas da relaçáo professor/aluno e vivenciadas  por estudantes em seu cotidiano escolar nas diferentes instituições de ensino público de Campina Grande-PB. Tomando como referencial teórico Michel de Certeau e Michel Foucault, procuramos entender como foi sendo construído o espaço escolar, marcado por disciplinas, interdições e silenciamentos, de modo que o aluno tivesse seu cotidiano escolar esquadrinhado, vigiado e punido. Analisaremos como o corpo do educando foi sendo utilizado como espaço para intervenções "cirúrgico-pedagógicas", propiciadoras de dores, de marcas psicológicas e de traumas.

 

 

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Publicado

16-07-2010

Cómo citar

UCHOA, D. Corrigindo corpos (im)perfeitos: a escola como cartografia da dor e da punição. Mneme - Revista de Humanidades, [S. l.], v. 7, n. 17, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/313. Acesso em: 19 may. 2024.