A saída do campo ou saída para o campo? Apontamentos sobre a questão agrária no Brasil
Palabras clave:
Agricultura familiar, Políticas agrárias, Questão socialResumen
Desde o advento da modernidade as políticas agrárias estatais, quase em sua totalidade, foram voltadas para incentivara propriedade patronal. A conseqüência deste modelo agrícola foi um massivo êxodo rural e a saturaçáo dos grandes centros urbanos. Desde entáo, os Estados de capitalismo avançado, têm empreendido políticas estruturais voltadas para o desenvolvimento econômico da agricultura familiar. Em contrapartida, este segmento vem demonstrando um grande potencial de racionalidade. Um caso exemplar encontra-se na pluriatividade. Este fato demonstra a necessidade da co-participaçáo estatal na fomentaçáo do desenvolvimento da agricultura familiar - especialmente àquelas de pequenas dimensões econômicas e/ou territoriais.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.