E o corpo passa a ser tecido: uma análise da construção do corpo feminino e das relações de gênero no Jornal da Moças e nos processos-crime de defloramento em Caicó/RN (1900-1945)

Autores/as

  • Edivalma Cristina da Silva

Palabras clave:

Corpo, Feminino, Sexualidade

Resumen

Este artigo tem como objetivo visualizar a construçáo do corpo feminino tecido pelos discursos jurídicos e jornalisticos, analisando de que constroem gêneros e papéis inteligíveis, corpos "ideias". Apresentamos uma discuçáo dialógica sobre corpo, sexualidade e gênero e análise dos discursos de artigos do jornal das Moças e processos-Crime de defloramento. Em Caicó/RN. entre 1900 e 1945 para visualizarmos a construçáo sócio-histórica do corpo, a qual acaba transformando as diferenças em desigualdades de gênero.





Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

03-09-2010

Cómo citar

SILVA, E. C. da. E o corpo passa a ser tecido: uma análise da construção do corpo feminino e das relações de gênero no Jornal da Moças e nos processos-crime de defloramento em Caicó/RN (1900-1945). Mneme - Revista de Humanidades, [S. l.], v. 8, n. 22, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/365. Acesso em: 4 jul. 2024.