E o corpo passa a ser tecido: uma análise da construção do corpo feminino e das relações de gênero no Jornal da Moças e nos processos-crime de defloramento em Caicó/RN (1900-1945)
Palabras clave:
Corpo, Feminino, SexualidadeResumen
Este artigo tem como objetivo visualizar a construçáo do corpo feminino tecido pelos discursos jurídicos e jornalisticos, analisando de que constroem gêneros e papéis inteligíveis, corpos "ideias". Apresentamos uma discuçáo dialógica sobre corpo, sexualidade e gênero e análise dos discursos de artigos do jornal das Moças e processos-Crime de defloramento. Em Caicó/RN. entre 1900 e 1945 para visualizarmos a construçáo sócio-histórica do corpo, a qual acaba transformando as diferenças em desigualdades de gênero.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.