FIÉIS À CONFEDERAÇÃO, NÃO AOS CONFEDERADOS: POLÍTICA INDÍGENA E A CÂMARA MUNICIPAL DE VILA VIÇOSA NA CONFEDERAÇÃO DO EQUADOR
Abstract
O presente artigo pretende analisar a trajetória de atuação política indígena por meio da câmara municipal da vila de índios de Viçosa, inclusive como espaço de representação para seus moradores, no cenário nacional e provincial que culminou na adesão do Ceará à Confederação do Equador e, com a derrota do movimento, na posterior atuação indígena na repressão aos chamados patriotas ou liberais. Os indígenas da vila, seja suas lideranças – com destaque para o vereador João da Costa da Anunciação – ou o demais povo, perceberam nesse momento de formação do Estado um contexto especial de atuação política. Desde quando aderiram ao então príncipe regente Dom Pedro, se aliaram com a nova Junta Provisória do Ceará, para depois romper com o então imperador e, em seguida, se engajar na perseguição aos derrotados confederados, vislumbravam em todas essas etapas a construção de uma sociedade igualitária, onde se veriam livres de uma cidadania tutelada e repleta de abusos.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 João Paulo Peixoto Costa

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.











English
Español (España)
Português (Brasil)