FIÉIS À CONFEDERAÇÃO, NÃO AOS CONFEDERADOS: POLÍTICA INDÍGENA E A CÂMARA MUNICIPAL DE VILA VIÇOSA NA CONFEDERAÇÃO DO EQUADOR

Authors

  • João Paulo Peixoto Costa IFPI/UESPI/UFPI

Abstract

O presente artigo pretende analisar a trajetória de atuação política indígena por meio da câmara municipal da vila de índios de Viçosa, inclusive como espaço de representação para seus moradores, no cenário nacional e provincial que culminou na adesão do Ceará à Confederação do Equador e, com a derrota do movimento, na posterior atuação indígena na repressão aos chamados patriotas ou liberais. Os indígenas da vila, seja suas lideranças – com destaque para o vereador João da Costa da Anunciação – ou o demais povo, perceberam nesse momento de formação do Estado um contexto especial de atuação política. Desde quando aderiram ao então príncipe regente Dom Pedro, se aliaram com a nova Junta Provisória do Ceará, para depois romper com o então imperador e, em seguida, se engajar na perseguição aos derrotados confederados, vislumbravam em todas essas etapas a construção de uma sociedade igualitária, onde se veriam livres de uma cidadania tutelada e repleta de abusos.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

19-12-2025

How to Cite

PEIXOTO COSTA, João Paulo. FIÉIS À CONFEDERAÇÃO, NÃO AOS CONFEDERADOS: POLÍTICA INDÍGENA E A CÂMARA MUNICIPAL DE VILA VIÇOSA NA CONFEDERAÇÃO DO EQUADOR. Mneme - Revista de Humanidades, [S. l.], v. 28, n. 51, p. 1–26, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/40605. Acesso em: 24 dec. 2025.