Os escritos do padre luiz figueira e a fundação de São Luís no Maranhão
Palavras-chave:
São Luís do Maranhão, Fundação, Companhia de JesusResumo
O artigo analisa a Relaçáo de vários sucessos no Maranháo e Gráo-Pará (1631) e o Memorial de terras e gentes do Maranháo e Gráo-Pará (1637), do jesuíta Luiz Figueira, no sentido de observar as tópicas retóricas e as categorias teológico-políticas que fazem desses escritos relatos de fundaçáo da cidade de Sáo Luís do Maranháo. Neste sentido, consideramos que esses textos atuaram como um dispositivo de legitimaçáo da conquista lusitana, pelos desígnios da Providência, promovendo, assim, a inserçáo da cidade no corpo do Império português.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.