O ENSINO DA TEMÁTICA INDÍGENA E A HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA NA SALA DE AULA

Autores

  • Denise Batista de Lira

Resumo

Após a promulgação da Lei 11.645/2008 o ensino da temática indígena tornou-se obrigatório nas salas de aula, mas que índios são retratados nos livros didáticos e quais tempos históricos são utilizados? Este artigo propõe uma associação entre a historiografia indígena e a do tempo presente, pois compreende que a história dos índios no Brasil não deve ser apresentada apenas no denominado período colonial, mas também na atualidade, estabelecendo paralelos com suas mobilizações e reivindicações para a concretização dos artigos constitucionais, 210, 215 e 231. É necessário que os discentes consigam analisar e entender os índios como sujeitos ativos na história do Brasil e sua continuidade como grupos étnicos atuantes nos séculos XX e XXI. Os livros didáticos possuem um papel importante nisso por ser, ainda, o recurso mais utilizado no âmbito escolar pelos docentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Batista de Lira

Licenciada em História (UFRPE). Especialista em História das Artes e Religiões (UFRPE). Aluna do Mestrado no Programa de Pós-Graduação em História/UFPE. Professora de História na Rede Pública Municipal de Ensino em Jaboatão dos Guararapes (PE). Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/1591876504541585

Downloads

Publicado

12-12-2023

Como Citar

BATISTA DE LIRA, D. . O ENSINO DA TEMÁTICA INDÍGENA E A HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA NA SALA DE AULA. Mneme - Revista de Humanidades, [S. l.], v. 23, n. 46, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/34825. Acesso em: 22 dez. 2024.