“De quilombos e de xangôs”: Cultura, religião e religiosidade afrobrasileira em Alagoas (1870-1911)

Autores

  • Irineia Maria Franco dos Santos Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

História Social das Religiões. História Afrobrasileira. Xangôs

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar aspectos característicos da cultura, religião e religiosidade negra em Alagoas, da segunda metade do século XIX até a primeira década do século XX, a partir, principalmente, da imprensa alagoana. Quer-se aqui, indicar caminhos de pesquisa e possibilidades de análises das fontes históricas disponíveis. Para isso, torna-se necessário uma breve discussão sobre as escolhas epistemológicas e a aplicação da análise temática às fontes. O estudo histórico das religiões afrobrasileiras em Alagoas tem se apresentado como exemplar para a compreensão da formação cultural local, da inserção da população afrodescendente e dos conflitos étnico-raciais ainda presentes no estado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Irineia Maria Franco dos Santos, Universidade Federal de Alagoas

Professora Adjunta dos cursos de História (Bacharelado e Licenciatura) da UFAL. Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo. Lider do Laboratório Interdisciplinar de Estudo das Religiões e do Laboratório de História Afrobrasileira.

Downloads

Publicado

10-07-2015

Como Citar

FRANCO DOS SANTOS, I. M. “De quilombos e de xangôs”: Cultura, religião e religiosidade afrobrasileira em Alagoas (1870-1911). Mneme - Revista de Humanidades, [S. l.], v. 15, n. 34, p. 83–121, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/5418. Acesso em: 5 jul. 2024.