Anais do I Colóquio Norte-Nordeste de Ciências Sociais e Humanas na Educação das Profissões da Saúde
Palavras-chave:
Saúde. Ciências Humanas. Ciências Sociais. EducaçãoResumo
O objetivo do I Colóquio Norte-Nordeste de Ciências Sociais e Humanas na Educação das Profissões da Saúde é reunir pesquisadores, docentes, profissionais e estudantes de pós-graduação e graduação nas áreas de ciências humanas e sociais voltadas para a saúde. Pretende-se incentivar o debate, a reflexão e o enfrentamento dos desafios teóricos e práticos colocados para o ensino de ciências sociais e humanas para cursos da área da saúde no contexto contemporâneo. Este debate é relevante, sobretudo no contexto de expansão de vagas em cursos de medicina existentes e a criação de novos cursos no interior do Brasil alavancada pelo Programa Mais Médicos para o Brasil, do Governo Federal. Nesse sentido, os velhos e novos desafios têm se coadunado na configuração de demandas e exigências para o ensino e a pesquisa na área de ciências sociais e humanas em saúde, notadamente pela natureza dos modelos pedagógicos adotados nos novos cursos, e a exigência de reorientação dos cursos em funcionamento, voltados ao desenvolvimento de competências e à inserção precoce dos estudantes em cenários reais na atenção primária à saúde. Esse panorama requer a produção de debates e reflexões pelos pesquisadores, docentes, profissionais e estudantes de pós-graduação e graduação sobre o campo, seus objetos e a inserção dos temas de ensino da área em foco nessa nova realidade do ensino superior na área da saúde no Brasil. Por fim, destaca-se a importância de um evento desta natureza no sertão potiguar, o que poderá contribuir para a criação e fortalecimento de redes e grupos de pesquisas e para a consolidação da Escola Multicampi de Ciências Médicas da UFRN, não só como um centro de excelência e inovação em educação médica, como também na produção e divulgação de novos conhecimentos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.