Representações discursivas da violência contra a mulher e a orientação argumentativa em textos de inquérito policial

Autores

  • Maria de Fátima Silva dos Santos Secretaria Municipal de Educação de Santa Cruz, RN.
  • Maria do Socorro Oliveira Secretaria de Estado de Educação e Cultura do Rio Grande do Norte, RN.

DOI:

https://doi.org/10.21680/1983-2435.2017v2n1ID10368

Palavras-chave:

Análise Textual dos Discursos. Argumentação. Intencionalidade argumentativa. Representação discursiva. Violência.

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre a representação discursiva de vítima e agressor em inquéritos policiais. Tomando por base os fundamentos teóricos da Linguística Textual, mais especificamente, a Análise Textual dos Discursos (ATD), proposta pelo linguista Jean-Michel Adam (2011), temos por objetivo analisar a construção das representações discursivas de vítima e a função dessas representações para a orientação argumentativa pretendida em textos de inquérito policial. Seguindo princípios da pesquisa documental, de base qualitativa, exploramos um corpus constituído por nove inquéritos policiais relacionados a crimes de violência praticados contra a mulher. Os resultados, considerados na situação analisada, evidenciam que a construção das representações de vítima, em textos de inquéritos policiais, cumpre uma função argumentativa relacionada à intencionalidade do enunciador e aponta a relevância da compreensão do processo de composição dessas representações para a construção dos sentidos, de acordo com a perspectiva dos sujeitos enunciadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria de Fátima Silva dos Santos, Secretaria Municipal de Educação de Santa Cruz, RN.

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2016), estágio doutoral na Universidade Nova de Lisboa (2015-2016), mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2009), com especialização em Língua Portuguesa (2007) e graduada em Letras (2005) pela mesma Universidade. É professora de Língua Portuguesa na rede pública municipal de ensino. Tem interesses pelos estudos linguísticos do texto, com foco em questões que envolvam discurso, gênero, textualização e ensino de língua materna.

Maria do Socorro Oliveira, Secretaria de Estado de Educação e Cultura do Rio Grande do Norte, RN.

Doutora em Linguística (Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem - PPGEL- Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN), realizou estágio de doutorado Sanduíche na Universidade Nova de Lisboa, Mestre em Estudos da Linguagem (UFRN), Especialista em Linguística Aplicada (UERN), em Tecnologias na Educação (PUC-Rio) e em Educação a Distância (UFPR), Graduada em Letras (UERN). Professora de língua portuguesa. Atua, principalmente, nas seguintes áreas: Texto, Leitura, Linguística de texto, Discurso, Análise Textual dos Discursos, Enunciação, Responsabilidade Enunciativa, Paráfrase.

Downloads

Publicado

24-02-2017

Como Citar

SANTOS, M. de F. S. dos; OLIVEIRA, M. do S. Representações discursivas da violência contra a mulher e a orientação argumentativa em textos de inquérito policial. Revista Odisseia, [S. l.], v. 2, n. 1, p. p. 36 – 54, 2017. DOI: 10.21680/1983-2435.2017v2n1ID10368. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/10368. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos