Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O(A) autor(a) preencheu o seu perfil, incluindo a sua conta orcid (https://orcid.org/)
  • A contribuição é original e inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • O(A) autor(a) declara seguir os padrões éticos de publicação (Declaração de ética).
  • O texto foge às situações descritas em Política editorial sobre plágio
  • Os arquivos para submissão estão em conformidade com as normas da revista (Diretrizes para Autores). [Submissões fora das normas serão rejeitadas pelos editores.]
  • No caso de o manuscrito ter imagens, as permissões para o uso de imagens foram enviadas aos editores da Odisseia. No caso de textos traduzidos, as permissões do(s) autor(s) e editor(es) foram enviadas aos editores da revista Odisseia.

Diretrizes para Autores

Normas Gerais (para artigos, resenhas e traduções de artigos):

• Os autores das submissões devem ser doutores, doutorandos, mestres ou mestrandos em co-autoria com seus orientadores. Os seus perfis devem estar preenchidos por completo no sistema da revista, com o link do Lattes em URL e com o número do ORCID (item obrigatório). 

• As submissões devem ser digitadas em fonte Arial, corpo 12, espaçamento 1,5 e margens (superior, inferior, direita e esquerda) 2,5cm, em papel tamanho A4.

• Nas submissões não devem constar o(s) nome(s) do(s) autor(es), nem qualquer indicação no corpo do texto que possibilite a sua identificação. Havendo o sobrenome do autor no corpo do trabalho ou nas referências, substitua-o pela palavra 'autor'. No caso das traduções, o nome do tradutor não deve ser indicado no texto. 

Normas para artigos:

• Os artigos devem conter entre 15 e 20 páginas, incluindo anexos.

• O título, em fonte tamanho 14 e com a primeira letra maiúscula, deve estar destacado em negrito, com alinhamento centralizado e entrelinha simples. Na linha seguinte, deve ser indicada a versão do título em inglês.

• O resumo, de 100 a 150 palavras,  corpo 12, deve estar em português ou na língua do corpo do artigo, com espaçamento simples. O termo “RESUMO” deve estar em negrito, com letras maiúsculas e seguido de dois pontos.

• As palavras-chave, em português ou na língua do corpo do artigo, devem ter a mesma configuração do resumo. O termo “PALAVRAS-CHAVE” deve estar em negrito, com letras maiúsculas e seguido de dois pontos. A extensão é de 3 a 5 palavras, que são separadas entre si por ponto e concluídas com ponto (NBR 6028). Para facilitar a localização em consultas bibliográficas, as palavras-chave devem corresponder a conceitos gerais da área do trabalho.

• Após a apresentação do Resumo e das Palavras-chave, deve ser apresentada a sua tradução (ABSTRACT e KEYWORDS), seguindo as mesmas configurações.

• A Introdução (ou outro subtítulo equivalente) e a Conclusão (ou outro subtítulo equivalente) não são numeradas. Todos os outros subtítulos devem ser numerados sem o ponto após o numeral. Todos devem usar fonte tamanho 12, em negrito, empregando-se somente a primeira inicial maiúscula (exceto nomes próprios, que também recebem inicial maiúscula).

• Artigos que analisam dados que envolvam seres humanos devem apresentar o número de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da respectiva Instituição (Resolução nº 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde, ao considerarem as Ciências Humanas e Sociais).

• Imagens, quadros ou gráficos que acompanharem o texto devem constar dentro do documento no espaço previsto e ser enviados em arquivos separados, para o caso de problemas na formatação.

• No caso de artigos que usem imagens (da internet, de livros, screen shots de filmes, etc.), o autor deve enviar a permissão de uso concedida pelos autores das imagens aos editores da revista Odisseia. Não serão publicados artigos que usem imagens sem permissão de uso.

• Artigos que utilizem símbolos fonéticos devem ser salvos incorporando fontes “true type”.

• Citações e referências devem seguir as normas da ABNT NBR 10520 e NBR 6023, respectivamente. As citações com recuo devem ter fonte tamanho 11, e as notas de rodapé, tamanho 10. Não usar idem, ibidem, op. cit..

• Referências de artigos que têm acesso livre na Internet devem trazer o endereço do site do artigo (e não o endereço geral do periódico) e a data de acesso aos artigos pelo autor do trabalho a ser submetido.

• Ao citar o título de uma obra no corpo do trabalho e nas referências, deve-se usar itálico para destacá-lo (e não negrito ou grifo). Assim como nas referências (NBR 6023), o subtítulo, o título de capítulos e de artigos não recebem nenhum destaque no corpo do texto.

• Obras que são coletâneas de ensaios do mesmo autor ou capítulos de autores diferentes não devem ser referenciadas de forma geral. Cada ensaio ou cada capítulo deve ser referenciado separadamente. 

Normas para resenhas críticas:

• As resenhas críticas devem conter entre 4 e 10 páginas.

• As obras a serem resenhadas devem ser de relevância para os estudos relacionados ao foco e escopo da revista. Não serão publicadas resenhas de obras ficcionais.

• No início deve ser apresentada a referência completa da obra segundo a ABNT NBR 6023, com a inclusão do número de páginas. Deve estar em fonte tamanho 14 e com a primeira letra maiúscula, em negrito, com alinhamento justificado e entrelinha simples.

• As obras a serem resenhadas não devem exceder 5 anos da sua publicação. Os resenhistas das obras que fogem deste quesito devem, antes de qualquer submissão, contactar os editores para esclarecê-los sobre a relevância da publicação, por meio do e-mail geral da revista.

Os artigos traduzidos:

• As normas dos artigos traduzidos seguem as mesmas normas dos artigos inéditos.

• Os artigos traduzidos não devem exceder 5 anos da publicação do seu original. Os tradutores dos artigos que fogem deste quesito devem, antes de qualquer submissão, contactar os editores para esclarecê-los sobre a relevância da publicação, por meio do e-mail geral da revista. 

• O tradutor deve enviar à revista Odisseia o comprovante da permissão para a publicação do artigo traduzido dada pelos autores e editores do artigo original via e-mail.

 

Condições para a submissão

O(A) autor(a) preencheu o seu perfil, incluindo a sua conta orcid (https://orcid.org/).

A contribuição é original e inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.

O(A) autor(a) declara seguir os padrões éticos de publicação (Declaração de ética).

O texto foge às situações descritas em Política editorial sobre plágio.

Os arquivos para submissão estão em conformidade com as normas da revista (Diretrizes para Autores). [Submissões fora das normas serão rejeitadas pelos editores.]

No caso de o manuscrito ter imagens, as permissões para o uso de imagens foram enviadas aos editores da Odisseia. No caso de textos traduzidos, os emails em que o autor do artigo original e o editor da revista em que o artigo original foi publicado deram permissão para a publicação da tradução foram enviados à revista Odisseia.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados durante o processo de submissão serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros. E-mails de autores são divulgados nos manuscritos publicados pela revista.