De Paul a Naná

práticas nominativas de escravizados africanos e suas representações em Toni Morrison e em Marcelo D’Salete

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1983-2435.2022v7n2ID28359

Palavras-chave:

Onomástica, Antroponímia, Beloved, Cumbe, Escravizados

Resumo

Esta pesquisa busca analisar as possíveis significações sociais dos nomes próprios atribuídos aos escravizados africanos representados em duas obras artísticas: o romance Beloved, de Toni Morrison, e a coletânea de contos gráficos Cumbe, de Marcelo D’Salete. Para isso, recorremos aos estudos da Antroponímia, área da Onomástica responsável por investigar as origens dos nomes próprios das pessoas, em conjunto com a filosofia da linguagem e da criação estética. As análises realizadas foram sustentadas em autores como Bakhtin (2014), Álvarez Lopez (2015), Marcato (2009) e Van Stipriaan (2008). Além disso, valemo-nos do uso de documentos oficiais (certidões de nascimento), dicionários e panfletos em jornais para fortalecer nossa pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pétrus David Sousa Patricio, Universidade Regional do Cariri - URCA

Mestrando do Programa de Pós-Gradução em Letras (PPGL), pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Graduado em Letras, com licenciatura dupla em Língua Inglesa e suas Literaturas, pela Universidade Regional do Cariri (URCA), membro do Núcleo de Estudo de Teoria Linguística e Literatura (NETLLI). Desenvolve pesquisas nas áreas de literatura inglesa e norte-americana, com enfoque nas produções dos gêneros de terror e ficção científica, intermidialidade (observando as relações entre literatura, cinema e televisão), a partir de abordagens psicanalíticas e bakhtinianas.

Edson Soares Martins, Universidade Regional do Cariri - URCA

Possui doutorado (2010) em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (PPGL/UFPB). Concluiu estágio pós-doutoral junto ao PROLING-UFPB. Atualmente é Professor Associado (Referência O) de Literatura Brasileira, na Universidade Regional do Cariri (URCA), onde também ocupa o cargo de Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, além de ser professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Letras, na mesma IES. Tem experiência na área de Literatura, com ênfase em Literatura Brasileira e Literatura Oral Popular, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira, poesia, conto oral popular, além de estudar, à luz da contribuição teórica bakhtiniana, a narrativa curta moderna e contemporânea, as formas da estética oral popular e literaturas africanas. Editor-geral de Macabéa - Revista Eletrônica do Netll e Editor-Adjunto de Miguilim - Revista Eletrônica do Netlli.

Downloads

Publicado

14-10-2022

Como Citar

SOUSA PATRICIO, P. D.; SOARES MARTINS, E. De Paul a Naná: práticas nominativas de escravizados africanos e suas representações em Toni Morrison e em Marcelo D’Salete. Revista Odisseia, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 41–60, 2022. DOI: 10.21680/1983-2435.2022v7n2ID28359. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/28359. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos