A leitura das obras completas em contexto escolar no Quebec

Autores

  • Olivier Dezutter Université de Sherbrooke
  • Marcel Goulet
  • Julie Babin
  • Lise Maisonneuve

DOI:

https://doi.org/10.21680/1983-2435.2017v2n1ID11122

Palavras-chave:

Professores. Programas de ensino. Reforma educacional. Ensino de literatura. Prática de leitura.

Resumo

No Quebec, as recentes reformas curriculares testemunham as elevadas exigências quanto ao número de obras completas a serem lidas no período de formação pré-universitária, e dedicam uma grande liberdade aos professores para a seleção dos títulos. Fundamentamo-nos aqui sobre os resultados de uma vasta pesquisa para estabelecer a situação das exigências dos professores em matéria de leitura das obras, das finalidades associadas a esta prática e do corpus escolhido. Os professores do primário e do secundário visam ao desenvolvimento do prazer da leitura; aqueles do colegial, à constituição de uma cultura literária de base: a primeira centra-se na literatura quebequense enquanto a segunda leva em consideração o patrimônio francês.

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Publicado

06-04-2017

Como Citar

DEZUTTER, O.; GOULET, M.; BABIN, J.; MAISONNEUVE, L. A leitura das obras completas em contexto escolar no Quebec. Revista Odisseia, [S. l.], v. 2, n. 1, p. p. 152 – 163, 2017. DOI: 10.21680/1983-2435.2017v2n1ID11122. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/11122. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Tradução de artigos