Linguagem ficcional e carnavalização: aspectos dialógicos e ideológicos do reflexo e da refração social do filme O primeiro mentiroso
DOI:
https://doi.org/10.21680/1983-2435.2017v2n2ID12303Palavras-chave:
Discurso ficcional. Marcas dialógicas-ideológicas. Carnavalização. O primeiro mentiroso.Resumo
Tomando parte dos estudos da linguagem ficcional e de como esta reflete e refrata a realidade, neste artigo, propomos estudar os modos pelos quais o filme O primeiro mentiroso, de Ricky Gervais e Matthew Robinson, reflete e refrata as relações sociais, por meio do discurso sobre a mentira. Para tanto, partimos dos escritos do Círculo de Bakhtin e procedemos à análise de excertos-dizeres do filme – característicos dos momentos nos quais o discurso sobre a mentira se evidencia. Acreditamos ser importante analisar a construção ficcional de realidades outras para evidenciar as relações dialógicas entre dizeres e, por conseguinte, evidenciar também que a linguagem é social em todas as suas esferas de atividade. Por meio da análise foi possível observar que o filme, por ser um acontecimento estético, tende a carnavalizar as relações sociais e, por meio desse processo de carnavalização, diferentes discursos sobre a mentira se evidenciam.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
26-09-2017
Como Citar
DOS SANTOS, A. C. Linguagem ficcional e carnavalização: aspectos dialógicos e ideológicos do reflexo e da refração social do filme O primeiro mentiroso. Revista Odisseia, [S. l.], v. 2, n. 2, p. p. 133 – 147, 2017. DOI: 10.21680/1983-2435.2017v2n2ID12303. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/12303. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Este trabalho foi licenciado com uma Licença http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0