O advérbio preposicional "antes de" em construções hipotáticas de realce não finitas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1983-2435.2019v4nEsp.ID18382

Palavras-chave:

Advérbio preposicional, Construções hipotáticas, Realce, Abordagem construcional

Resumo

Neste artigo, analisamos se as construções hipotáticas não finitas iniciadas pelo advérbio preposicional “antes de” podem atuar como estruturas de realce. Postulamos, com base em Halliday (2004, [1994]), que essas construções podem estar pospostas ou antepostas à oração matriz a depender da função comunicativa de realce. Os resultados demonstram que: (i) em vista das diferentes posições na sentença, as orações iniciadas com antes de são menos encaixadas na sentença, porém mais dependentes da oração matriz; (ii) o grau de desigualdade entre a oração matriz e a hipotática de realce é decorrente de esta última ser responsável por expandi-la ou ampliá-la a fim de apresentar uma relação circunstancial (tempo, efeito/resultado).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Luiz Wiedemer, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor adjunto de Linguística da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutor em Estudos Linguísticos pela UNESP com estágio sanduíche na Universität Erfurt sob a supervisão do professor Christian Lehmann. Membro do Conselho (Estudos Linguísticos) da ANPOLL, Vice-Coordenador do GT de Sociolinguística da ANPOLL. Pesquisador do Grupo de Estudos Discurso & Gramática (D&G, UFF), do Sociofuncionalistas (UFMS/UERJ) e do Interfaces Linguísticas (UERJ). Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística da UERJ/FFP. E-mail: mlwiedemer@gmail.com

Fábio Rodrigo Gomes da Costa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorando em Língua Portuguesa pelo Programa de Pós-graduação em Letras Vernáculas da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Mestre em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Graduado em Letras Português/Literatura pela Universidade Salgado de Oliveira, especialista em Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professor de língua portuguesa da Secretaria Estadual de educação do Rio de Janeiro. 

Downloads

Publicado

23-11-2019

Como Citar

WIEDEMER, M. L.; COSTA, F. R. G. da. O advérbio preposicional "antes de" em construções hipotáticas de realce não finitas. Revista Odisseia, [S. l.], v. 4, n. Esp., p. p. 89 – 110, 2019. DOI: 10.21680/1983-2435.2019v4nEsp.ID18382. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/18382. Acesso em: 18 abr. 2024.