Dalton Trevisan, João Antônio e Rubem Fonseca
expressões de violência e escatologia no conto brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.21680/1983-2435.2020v5n2ID21507Palavras-chave:
Narrativa brasileira, Violência, EscatologiaResumo
Este artigo tem por objetivo identificar elementos da violência e da escatologia nos contos de Dalton Trevisan, João Antônio e Rubem Fonseca como termos específicos que decorrem do processo de industrialização do pós-guerra e da sequente implantação da ditadura militar no país. Nesse sentido, o descontrole que se verifica em razão do crescimento urbano contribui para que as várias manifestações da contravenção e da criminalidade se ampliem em dimensão inimaginável. Isso habilita os contos escolhidos para efeito deste artigo a funcionarem como representações que identificam um universo da desordem, do sadismo e violência. Assim, A velha querida, de Dalton Trevisan, Leão-de-chácara, de João Antônio, e Feliz Ano Novo, de Rubem Fonseca, podem funcionar como recortes da escatologia que busca afrontar o sistema político e identificar seus descaminhos como única ferramenta à disposição desses escritores.
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