Reconstruindo Matilde: desigualdade e discriminação em Leite derramado, de Chico Buarque

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1983-2435.2020v5n2ID22866

Palavras-chave:

Literatura brasileira contemporânea, Cultura, Desigualdade, Racismo'

Resumo

Este trabalho centra-se no romance Leite derramado, de Chico Buarque, lançado em 2009, e visa analisar o tratamento dispensado a Matilde, personagem da obra, pela sociedade na qual ela está inserida, mais precisamente pelo entorno social da família Assumpção, a qual integra, por longo período, a aristocracia carioca. A análise do texto é efetivada sob o prisma da identidade e da cultura e considera aspectos políticos e históricos ao lançar luz sobre determinados eventos ocorridos no Brasil e mencionados na obra. Para isso, usa-se como aporte teórico conceitos de Homi K. Bhabha (1998, 2011), de Lélia Gonzalez (1984), de Linda Hutcheon (1991), entre outros. Como resultado, é possível perceber, por meio da narrativa, deslocamentos sociais e seus impactos em uma sociedade preconceituosa, racista e dissimulada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Éderson Cabral, IFRS / Campus Restinga

Éderson de Oliveira Cabral é Doutor em Processos e Manifestações Culturais pela Universidade FEEVALE, com período sanduíche na Universidade de Bolonha - UNIBO; Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS; Especialista em Língua Espanhola pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS; Licenciado em Letras-Português/Espanhol pela UNISINOS. Possui experiência no ensino de Língua Portuguesa, Língua Espanhola, e respectivas Literaturas. Tem como área de concentração os seguintes temas: processos e manifestações culturais; literatura brasileira contemporânea; literatura hispano-americana e estudos culturais. 

Ernani Mügge, Universidade Feevale

Possui graduação em Letras Português Alemão pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1991), Especialização em Linguística do Texto pela mesma Universidade (1993) e mestrado em Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001). É doutor em Literatura Brasileira, Portuguesa e Luso-africana pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente, é professor e pesquisador da Universidade Feevale, atuando no PPG em Processos e Manifestações Culturais e no Mestrado Profissional em Letras. Atua no Grupo de Pesquisa Linguagens e Manifestações Culturais, constituído pelas linhas de pesquisa "Linguagens estéticas: processos e produção" e "Aquisição e desenvolvimento da linguagem". Entre outras publicações, é co-autor do livro Literatura na Escola - Propostas para o Ensino Fundamental (Artmed). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura e metodologia de ensino da literatura.

Downloads

Publicado

17-12-2020

Como Citar

CABRAL, Éderson; MÜGGE, E. Reconstruindo Matilde: desigualdade e discriminação em Leite derramado, de Chico Buarque. Revista Odisseia, [S. l.], v. 5, n. 2, p. p. 123–141, 2020. DOI: 10.21680/1983-2435.2020v5n2ID22866. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/22866. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Várias