Uma pausa para falar de literatura e violência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1983-2435.2023v8nEspecialID34679

Palavras-chave:

Lliteratura, Violência, Trauma, Melancolia, Mulher

Resumo

Editorial do volume 8, número especial, 2023

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regina Simon da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Professora Associada de Língua e Literaturas Hispânicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Possui Pós-doutorado em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018), opção Literatura Hispano-americana, tendo parte da pesquisa realizada na Universidade de Buenos Aires, Doutorado (2008) e Mestrado (2003) em Literaturas Hispânicas pela UFRJ e Graduação em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo (1987). Atua no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da UFRN, na área de Literatura Comparada, linha de pesquisa Literatura e Memória Cultural. Desenvolve estudos de obras literárias e suas relações entre literatura, história e cultura, no âmbito das literaturas brasileira e hispânica, principalmente sobre os temas: mulher e feminismos, memória, utopia, relatos de viagem, transculturação e alteridade. Coordenou os Projetos de Pesquisa “A presença feminina na formação das nacionalidades e a produção literária escrita por mulheres, no século XIX, na América Latina” (2013-2017) e "O Jornal das Senhoras e Álbum de Señoritas: a imprensa feminina de Juana Paula Manso” (2020-2023). Traduziu para o português a obra La familia del Comendador, da argentina Juana Manso. Foi Diretora do Instituto Ágora de outubro de 2012 a outubro de 2014. Atualmente, é Vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem/UFRN.

Claudia Luna, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Titular de Literatura Hispano-americana da UFRJ. Pós-Doutorado em História da América pela USP. Doutorado em Língua Espanhola e Literaturas Hispânicas pela UFRJ e pela UBA (Universidad de Buenos Aires (Bolsa PDEE CAPES). Mestrado em Letras Neolatinas pela UFRJ (1989). Bacharelado e Licenciatura pela UFRJ (1982). Chefiou o Diretório de Pesquisa MAR (Modernidade/Alteridade/Representação - 2003-2020) e coordena os Projetos de Pesquisa “Palavras em riste: luta, discurso e imaginário de e sobre mulheres Latino-americanas” (início em 2020) e “Poéticas ameríndias, feminismos e dialogismo intercultural” (início em 2023). Participa do GT Mulher e Literatura (ANPOLL), da Rede de Estudos Andinos e do CEMHAL, onde é uma dos coordenadores do GT sobre Mulher e Interculturalidade e do GT de Traduções e Edições Críticas de obras de Autoria Feminina. Atua na área de Letras, com ênfase em Literatura Latino-americana, priorizando os temas: imaginário e representação, literatura hispano-americana, literatura e história, literatura de autoria feminina e formação dos imaginários nacionais, indigenismo e protagonismo indígena, heterogeneidade e interculturalidade, gêneros híbridos, historiografia literária e revisão do cânone, a partir do século XIX. Bolsa de Produtividade em Pesquisa - PQ 2015 CNPQ (2016 a 2019). Foi Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Letras Neolatinas da UFRJ no biênio 2018-2020.

Marybel Soto-Ramírez, Universidad Nacional de Costa Rica - UNA

Académica investigadora en Universidad Nacional de Costa Rica y Directora del Instituto de Estudios Latinoamericanos. Licenciada y máster en Estudios Latinoamericanos por el IDELA y doctora en pensamiento latinoamericano. Cuenta también con una licenciatura en traducción inglés-español. Investiga sobre Repertorio Americano, revistas culturales y pensamiento latinoamericano desde las mujeres. Recientemente ha incursionado en los temas de edición académica y las redes intelectuales/profesionales que la sustentan. Actualmente funge como vicepresidenta para Centroamérica y el Caribe de la Red de Editoriales Universitarias de América Latina y el Caribe, EULAC, desde la cual ha impulsado varios proyectos en pro de la visibilidad y promoción de la producción académica.

Referências

FRÖLICH, Paul. Rosa Luxemburgo: pensamento e ação. Trad. Nélio Schneider; Erica Ziegler. São Paulo: Boitempo; Iskra, 2019.

GINZBURG, Jaime. Literatura, violência e melancolia [livro eletrônico]. Campinas, SP: Autores Associados, 2017.

PERROT, Michelle. As mulheres ou os silêncios da história. Trad. Viviane Ribeiro. São Paulo: EDUSC, 2005.

WOOLF, Virginia. Um teto todo seu. Trad. Bia Nunes de Souza; Glauco Mattoso. São Paulo: Tordesilhas, 2014.

ŽIŽEK, Slavoj. Violência [livro eletrônico]: seis reflexões laterais. Trad. Miguel Serras Pereira. São Paulo: Boitempo Editorial/Le Livros, 2014.

Downloads

Publicado

30-11-2023

Como Citar

SIMON DA SILVA, R.; LUNA, C.; SOTO-RAMÍREZ, M. Uma pausa para falar de literatura e violência. Revista Odisseia, [S. l.], v. 8, n. Especial, p. i-xii, 2023. DOI: 10.21680/1983-2435.2023v8nEspecialID34679. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/34679. Acesso em: 22 dez. 2024.