Dossiê Kant. 300 anos: É possível usar a filosofia kantiana para pensar e resolver os desafios da humanidade no ano de 2024?

31-03-2023

No ano de 2024 completa-se 300 anos do nascimento de Kant (22/04/1724), um dos filósofos mais completos e sistêmicos de todos os tempos. Para celebrar seu aniversário a Revista Princípios está organizando o dossier “É possível usar a filosofia kantiana para pensar e resolver os desafios da humanidade em 2024”? Nesse dossiê estamos convidando a comunidade filosófica, e especialmente os pesquisadores de Kant (mas não apenas estes) a aplicarem as reflexões de Kant, nos diversos domínios da filosofia em que este autor desenvolveu seu pensamento, para pensar os desafios que a humanidade enfrenta hoje, três séculos após seu nascimento. As regras para a elaboração dos artigos podem ser encontradas no site da revista em https://periodicos.ufrn.br/principios/about/submissions. Salientamos que será dada preferência a artigos curtos (em torno de 6 páginas) que possam atingir, além do público acadêmico filosófico, também um público mais amplo.

A(o)s editora(e)s do dossiê são as professoras, Cinara Nahra (UFRN), Maria José Souza Vidal (UERN) e Carlos Moisés de Oliveira (IFRN). Os artigos devem ser submetidos pelo site da revista até o dia 31 de janeiro de 2024. O arquivo da submissão deve ter como título: Dossiê Kant.