O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Normas para composição dos originais

    Todas as diretrizes para elaboração do manuscrito foram observadas.

  • Fontes eletrônicas

    URLs para as referências foram informadas quando necessário, sempre acompanhadas das datas do último acesso.

  • Garantindo a avaliação cega pelos pares

    Reconheço ser de minha inteira responsabilidade eliminar da documentação submetida qualquer dado que permita minha identificação em notas, no corpo do texto e nas "Propriedades" do arquivo, tendo tomado precauções quanto a isso. Sendo inevitável fazer referência a trabalhos anteriores de minha autoria, substituí meu nome por "Autor" e os títulos por "Título", evitando ao máximo citações diretas. No caso de ser trabalho vinculado a apresentação em eventos, projetos ou qualquer outra produção anterior, tomei a precaução de não atribuir-lhe o mesmo título.

    Declaro estar ciente de que não ter tomado tais providências prejudica a política de avaliação cega pelos pares, incorrendo em possível invalidação do processo de submissão.  

  • Sobre o direito de primeira publicação

    O manuscrito submetido é inédito e não se encontra publicado sob nenhuma forma, no todo ou em parte substancial, tampouco seu resumo, nem deverá sê-lo enquanto se encontrar sob análise da revista Princípios. Estou ciente de que o descumprimento deste requisito pode permitir minha identificação pelos avaliadores, invalidando o processo de análise.

    Declaro não submetê-lo a outro veículo nesse período sem aviso prévio por escrito ao Editor da Princípios, concordando com o cancelamento da submissão desde que isso se verifique. 

    Declaro estar ciente do direito de primeira publicação em caso de aprovação pela Princípios e que, uma vez publicado, conservarei plenos direitos para republicá-lo, gentilmente fazendo referência à primeira publicação.

  • Múltiplas submissões à Princípios

    Declaro não haver publicado nesta revista no mesmo ano de referência para o qual submeto o presente manuscrito, exceto em categoria/seção diferente. Caso contrário, declaro ciência de que o mesmo só será considerado para o ano/volume subsequente.

    Caso já tenha submissão ativa na mesma categoria/seção, concordo desde já em autorizar o Editor a cancelar a mais antiga.

  • Fontes especiais

    Caso utilize fontes especiais para palavras estrangeiras (grego, japonês, chinês, hebraico, árabe etc.) ou para símbolos, encaminho como documento suplementar ou para o email de contato da revista o arquivo necessário à sua correta leitura.

  • Para traduções

    Se o manuscrito consiste em tradução, além de declarar obedecer às disposições legais que regem os direitos autorais, encaminho como documento(s) suplementar(es):

    a) cópia do original traduzido em arquivo digital ou URL onde o mesmo pode ser atualmente acessado;

    b) nos casos em que se aplica, autorização para a tradução e publicação de textos que não sejam de domínio público, emitida e devidamente assinada pelo reconhecido detentor dos direitos.

    Declaro ciência de que a avaliação de traduções tende a ser mais demorada e que a Princípios não dispõe de recursos financeiros para arcar com quaisquer ônus eventualmente exigíveis para emissão da autorização. Reconheço que providenciar a documentação devida é de minha inteira responsabilidade e condição para que a submissão siga para os avaliadores.

  • Metadados da submissão

    Estão indicados no cadastro vínculo institucional, titulação máxima ou grau em curso e agência de fomento relacionada à pesquisa submetida, se for o caso.

    Está reproduzida no campo próprio a lista completa das referências utilizadas.

    Declaro estar ciente de que o adequado, correto, veraz e completo preenchimento dos metadados são de minha inteira responsabilidade, não cabendo aos editores efetuar nenhuma alteração que não seja oriunda das informações prestadas no ato da submissão, tais como preenchimento de palavras-chave, referências e outras constantes no arquivo enviado, ou ainda, quando couber, adequações no título ou resumo, mas sempre antes da publicação. 

  • Cláusula de exclusão

    Declaro estar ciente de que a não-observância das diretrizes no que diz respeito ao direito de primeira publicação, a constatação de plágio acadêmico total ou parcial, falsidade ideológica ou quaisquer outros casos omissos a serem julgados pelo Conselho Editorial podem implicar a exclusão a qualquer tempo do trabalho submetido, mesmo que após publicação, desde que constatado o fato.  

  • Código de Ética

    Declaro estar ciente das diretrizes, responsabilidades e princípios expressos na documentação disponibilizada em Código de Ética e Boas Práticas Editoriais.

Diretrizes para Autores

Para garantir a unidade estilístico-formal dos manuscritos submetidos à Princípios: Revista de Filosofia, bem como a maior agilidade no processo editorial e normalização das colaborações aprovadas, é de fundamental importância a observância dos padrões de formatação, que comumente variam de um veículo para outro. Tal observância também se reflete na adequação da contribuição aos limites máximos de páginas para cada categoria/seção.

Os artigos e traduções devem ter, na formatação indicada a seguir, até 30 laudas. O limite para resenhas é de 10 laudas.

Artigos e resenhas devem ser precedidos por títulos, resumos e palavras-chave em português e em inglês, tendo o resumo o máximo de aproximadamente 1000 caracteres. Ambos os resumos devem estar acompanhados por 3 a 6 palavras-chave separadas por ponto-e-vírgula e iniciadas por letra maiúscula.

Resenhas só poderão ser submetidas em português, não podendo ter por objeto obras publicadas há mais de três anos contados da data de submissão, exceto sob consulta aos editores. Devem trazer a referência completa da edição resenhada.

Recomenda-se que traduções sejam precedidas por um breve ensaio a título de apresentação ao texto traduzido, bem como por informações completas sobre a edição utilizada e seu autor. A publicação de traduções está condicionada às disposições legais relativas aos direitos autorais, cabendo ao proponente da tradução providenciar a autorização para a publicação de textos que não sejam de domínio público, sem o que o trabalho não será encaminhado para avaliação.

As diretrizes a seguir são genéricas, sendo ideal que autores consultem o número atual. Em breve será disponibilizado um arquivo-modelo para melhor atendê-los.

 

Configuração da página

Tamanho do papel: A5

Orientação: retrato

Margens: 1,7 cm

 

Fonte

Charter BT

Texto principal: 11 pt

Resumos e Referências: 10 pt

Citações Longas (mais de 4 linhas) e Notas de Rodapé: 9 pt

Itálicos para palavras estrangeiras e ênfases, bem como para títulos de livros e periódicos. Não utilizar itálicos em citações, nem aspas para citações longas.

Negritos apenas para Títulos e Subtítulos. 

Não utilizar "caixa alta" para ênfases ou títulos, nem para nomes de autores citados ao longo do texto. Reservar "caixa alta" apenas para nomes de autores na lista de Referências e para siglas.

Caso necessite utilizar uma fonte específica, a mesma deve ser enviada em anexo juntamente com o artigo como documento suplementar ou para o email da revista.  Para autores que necessitem fazer citações em grego sem transliteração, recomenda-se a fonte “Greek”. (Para a correta utilização dessa fonte, veja, após sua instalação, o “Mapa de caracteres”).

 

Outros

Evitar macros e formatações automáticas, pois tendem a gerar problemas na etapa de edição.

Todo o texto deve ter alinhamento "justificado" e, as referências, alinhamento à esquerda.

Espaço entre linhas: simples

Cada novo parágrafo deve iniciar a 0,5 cm da margem.

Citações Longas e Notas de Rodapé devem ter recuo à esquerda de, respectivamente, 1,25 cm e 0,5 cm da margem.

As Notas de Rodapé não devem ser utilizadas para Referências, apenas para comentários, seguindo numeração sequencial ao longo do texto. Não iniciar contagem a cada página.

As Referências no corpo do artigo devem seguir o modelo "(Autor, ano, p. )".

As Referências completas devem aparecer ao final do artigo de acordo com a NBR 6023, ressalvadas as disposições acima em contrário e substituindo negritos por itálicos. Não utilizar "______." para substituir nomes de autores, pois impede o reconhecimento por sistemas de coleta de citações - repetir os nomes quantas vezes for necessário. Evitar, sempre que possível, repetir referências em Notas de Rodapé, bem como incluir obras não citadas na lista. Nunca citar obras não listadas, devendo ser feita verificação antes do envio.

Exemplo para livro:

STRAWSON, Peter F. Análise e metafísicauma introdução à filosofia. Trad. Armando Mora de Oliveira. São Paulo: Discurso, 2002.

*No caso de capítulo, iniciar com autor e título sem itálico; em seguida, "In:". Se for o caso, indicar: (Org.), (Ed.) etc.

Exemplo para artigo em revistas:

ALBIERI, Sara. Indução e método na filosofia de David Hume. São Paulo, Manuscrito, v. 20, n. 2, (mês) 1997, p. .

 

Excesso de espaços em branco

Elimine todos os excessos de espaços entre as palavras usando o recurso “Localizar e substituir”, que pode ser acionado com as teclas “Ctrl+L”.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços oferecidos pelo SEER, não sendo disponibilizados a terceiros para quaisquer outras finalidades.