A estética generalizada de Lyotard e suas consequências para a crítica da cultura [Lyotard’s generalized aesthetics and its consequences for the critique of culture]

Autores

  • Luciana Molina Queiroz Doutoranda da Universidade Estadual de Campinas com apoio do CNPq.

DOI:

https://doi.org/10.21680/1983-2109.2017v24n45ID12107

Palavras-chave:

Ceticismo, Diversidade, Esteticismo, Jogos de Linguagem, Relativismo [Skepticism, Diversity, Aestheticism, Language Games, Relativism]

Resumo

Este artigo discute a relação entre ética e estética na filosofia de Jean-François Lyotard. Influenciado por Wittgenstein, Lyotard argumenta que a cultura contemporânea é caracterizada por vários jogos de linguagem localmente legitimados, o que impossibilitaria o uso de uma linguagem universal e unificadora. De acordo com Lyotard, metanarrativas tais como a autonomia do sujeito oprimiriam a diversidade. Por causa disso, as metanarrativas deveriam ser substituídas pelos vários jogos. Assim, o artigo também pretende mostrar que essa caracterização de pós-modernidade abrange uma posição ética cética e relativista que torna impraticável uma análise crítica da cultura. Uma das consequências disso é a associação entre a filosofia pós-moderna e a defesa das sociedades capitalistas.


[This paper discusses the relation between ethics and aesthetics in the philosophy of Jean-François Lyotard. Influenced by Wittgenstein, Lyotard argues that contemporary culture is characterized by several locally legitimated language games, which would precludes the use of a universal and unifying language. According to Lyotard, metanarratives such as the autonomous subject could oppress diversity. Because of this, the metanarratives should be replaced by several games. The paper also intends to show that this characterization of postmodernity embraces a skeptical and relativist ethic conception that makes impractical a critical analysis of culture. One consequence of this is the link between postmodern philosophy and defense of capitalist societies.]

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Molina Queiroz, Doutoranda da Universidade Estadual de Campinas com apoio do CNPq.

Mestra em Filosofia pela UFMG e Doutoranda em Teoria e História Literária na Unicamp com bolsa do CNPq. Durante o doutorado, fui Pesquisadora Visitante na University of Alberta (Canadá) com bolsa do Emerging Leaders in Americas Program (ELAP). Meus principais interesses de pesquisa são a Arte e a Filosofia Contemporânea e as relações entre Estética e Filosofia Social.

Referências

ANDERSON, Perry. As origens da Pós-Modernidade. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1999.

CONNOR, Steven. Cultura pós-moderna: introdução às teorias do contemporâneo. 2. ed. São Paulo: Loyola, 1993.

LYOTARD, Jean-François. O inumano: considerações sobre o tempo. Lisboa: Estampa, 1990.

LYOTARD, Jean-François. Moralidades pós-modernas. Campinas: Papirus, 1996.

LYOTARD, Jean-François. A condição pós-moderna. 12. ed. Rio de Janeiro: J. Olympio, 2009.

WOOD, Ellen M. O que é a agenda “pós-moderna”? In: WOOD, E. M.; FOSTER, J. B. (Org.). Em defesa da história. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1999. p. 7-22.

Downloads

Publicado

22-01-2018

Como Citar

QUEIROZ, L. M. A estética generalizada de Lyotard e suas consequências para a crítica da cultura [Lyotard’s generalized aesthetics and its consequences for the critique of culture]. Princípios: Revista de Filosofia (UFRN), [S. l.], v. 24, n. 45, p. 81–98, 2018. DOI: 10.21680/1983-2109.2017v24n45ID12107. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/12107. Acesso em: 23 nov. 2024.