O nominalismo da relação como princípio antimetafísico

Palavras-chave: Marx, Foucault, Balibar, Nominalismo

Resumo

Tradução do texto: SARDINHA, Diogo. “Le nominalisme de la relation comme principe antimétaphysique”. In : Marx & Foucault : lectures, usages, confrontations. Organização Christian Laval, Luca Paltrinieri e Ferhat Taylan. Paris: La Découverte/ Recherches, 2015, pp.244-257.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diogo Sardinha, Universidade de Lisboa, Collège International de Philosophie

Diogo Sardinha é membro integrado do Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa e o primeiro presidente estrangeiro do Colégio Internacional de Filosofia em Paris, onde dirige igualmente o programa de investigação «Violência e politica O Motim como forma de movimento selvagem». Doutorado em filosofia pela Universidade de Paris 10 – Nanterre (2005), licenciado em filosofia pela Universidade de Lisboa (1997), foi investigador visitante da Universidade Católica de São Paulo (2006) e da Universidade Livre de Berlim (2007-2008) e investigador associado do Centro franco-alemão Marc Bloch de Ciências Humanas de Berlim (2007). É membro associado da Equipa Normas, Sociedades, Filosofias (NoSoPhi) da Universidade de Paris 1 desde 2011, e de Julho a Dezembro de 2013 investigador associado do Instituto de Literatura Comparada e Sociedades (ICLS) da Universidade de Columbia em Nova Iorque.

Gustavo Chataignier, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Doutor em Filosofia pela Universidade de Paris 8 e professor do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio.

Publicado
04-10-2020
Como Citar
SARDINHA, D.; CHATAIGNIER, G. O nominalismo da relação como princípio antimetafísico. Princípios: Revista de Filosofia (UFRN), v. 27, n. 54, p. 235-251, 4 out. 2020.