Fenomenologia e formalismo em Francis Ponge
DOI:
https://doi.org/10.21680/1983-2109.2022v29n60ID26044Palavras-chave:
Fenomenologia; Poesia; Formalismo; Francis Ponge; Merelau-PontyResumo
Este ensaio considera a obra poética de Francis Ponge a partir do debate entre dois movimentos teóricos: a fenomenologia e o formalismo. A partir de certa chave de interpretação proveniente da linguística estrutural, a fenomenologia não constitui um referencial teórico válido para a obra de Francis Ponge. Considerando o teor das críticas à fenomenologia provenientes do estruturalismo, este ensaio explora algumas iniciativas de respostas motivadas pela fenomenologia de Merleau-Ponty. A partir do nó górdio ou elo intrínseco entre as palavras e as coisas, nota-se que ambos os movimentos teóricos participam da composição poética do autor de O Partido das Coisas. Ao rebater as críticas do formalismo, a fenomenologia ganha um papel constitutivo na composição poética. Trata-se de explorar uma alternativa válida e conciliadora entre a fenomenologia e o formalismo.
Downloads
Referências
ALLOA, Emmanuel. “Escritura, encarnação, temporização: Merleau-Ponty e Derrida acerca de A Origem da Geometria”. In: Dois Pontos. Vol 9. Número 1. Curitiba/São Carlos, Abril de 2012.
COLLOT, Michel. Francis Ponge entre mots et choses. Paris: Camp Vallon, 1991.
DERRIDA, Jacques. A Escritura da diferença. Tradução de Maria Beatriz da Silva. São Paulo: Perspectiva, 1995.
HUSSERL, Edmund. Idées directrices pour une phénoménologie. Trad. Paul
Ricœur. Paris: Gallimard, 1950.
LÉVY, Sydney. Francis Ponge: de la conaissance en póesie. Paris : Presses Universitaires de Vincennes, 1990.
MALDINEY, Henry. Le Legs des choses dans l´Oeurve de Francis Ponge. Paris : Editions l´Age d´Homme, 1974.
MERLEAU-PONTY, Maurice. “A dúvida de Cézanne”. In: Textos Escolhidos. Tradução de Nelson Alfredo Aguilar. São Paulo: Abril Cultural, 1984.
_____. A prosa do mundo. Tradução de Paulo Neves. São Paulo: Cosac e Naify, 2002.
PIERROT, Jean. Francis Ponge. Paris : Ed. José Corti, 1993.
PONGE, Francis, Œuvres complètes I. Paris: Gallimard, 1999. (Bibliothèque de la Pléiade)
_____. Œuvres complètes II. Paris: Gallimard, 2002. (Bibliothèque de la Pléiade)
_____. Cahier de l´Herne. Vol.51. Org de J.-M. Gleize. Paris: L´Herne/Fayard, 1986.
SAUSSURE, Ferndinand. Cours de linguistique générale. Editado por Charles Bally e Albert Sechehaye. Notas críticas de Tullio de Mauro. Paris: Payot, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Cristiano Perius
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Termos da licença:
Não Comercial (NC) | Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais. |
Compartilha Igual (SA) | Os licenciados devem distribuir obras derivadas somente sob uma licença idêntica à que governa a obra original ou menos restritiva. |