A “metafísica silenciosa” no Tractatus Logico-Philosophicus
DOI:
https://doi.org/10.21680/1983-2109.2023v30n62ID29477Palavras-chave:
Metafísica, linguagem, silêncio, WittgensteinResumo
Resumo: Lopes dos Santos, ao colocar o Tractatus Logico-Philosophicus no que denomina “tradição crítica”, mostra que Wittgenstein delimita o alcance da filosofia ao eliminar sua pretensão de ser um tipo de conhecimento que, como a ciência, possa formular proposições verificáveis sobre objetos. E Wittgenstein faz isso de modo distinto da crítica moderna à metafísica, pois elimina o sujeito do problema: não é preciso recorrer a faculdades subjetivas para fazer essa delimitação, mas apenas à linguagem na qual o pensamento se expressa. Por outro lado, na perspectiva da “tradição lógica”, há na mesma obra uma identificação entre a essência do “logos” que pode enunciar algo verdadeiro sobre o ser e do próprio ser do qual se fala nesse discurso. Nosso objetivo é destacar este vínculo com a “tradição lógica” para defender que, para além de uma “virada linguística”, há no Tractatus uma espécie de “metafísica silenciosa” que coloca problemas tais como o do sujeito e o da “essência” do mundo em seu correto lugar após passá-los pelo crivo da crítica.
Downloads
Referências
MARGUTTI, Paulo Roberto Pinto. Iniciação ao silêncio. São Paulo: Edições Loyola, 1998.
MICHETTI, Gustavo Gueraldini. Uma questão acerca do espaço lógico no Tractatus Logico-Philosophicus. In: Anais do seminário dos estudantes de pós-graduação em filosofia da UFSCar 2014 10a edição ISSN (Digital): 2358-7334.
______. Análise e autonomia da lógica no primeiro Wittgenstein. Revista Dissertatio de Filosofia, [S.l.], v. 50, p. 315-336, jun. 2020. ISSN 1983-8891.
SANTOS, Luís Henrique Lopes dos. A harmonia essencial. In: A crise da razão, p. 437/456, Funarte/Cia das letras, 1996.
______. A essência da proposição e a essência do mundo. In: Tractatus Logico-Philososophicus. Trad. Luiz Henrique Lopes dos Santos. São Paulo: Edusp, 2010.
PLATÃO. Sofista in: O Banquete, Fédon, Sofista, Político. Trad. Jorge Paleikat e João Cruz Costa. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1991.
PRADO JR., Bento. Erro, Ilusão, loucura. São Paulo: editora 34, 2004.
SEGATTO, Antonio Ianni. Wittgenstein e a questão da harmonia entre linguagem, pensamento e realidade. São Paulo: Unesp, 2015.
WITTGENSTEIN, Ludwig. Tractatus Logico-Philososophicus. Trad. Luiz Henrique Lopes dos Santos. São Paulo: Edusp, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Gabriel Gurae Guedes Paes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Termos da licença:
Não Comercial (NC) | Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais. |
Compartilha Igual (SA) | Os licenciados devem distribuir obras derivadas somente sob uma licença idêntica à que governa a obra original ou menos restritiva. |