Pensamento Livre e Obediência
DOI:
https://doi.org/10.21680/1983-2109.2024v31n64ID35084Palavras-chave:
Pensamento livre, Uso público, Faculdade de FilosofiaResumo
De duas maneiras distintas, Kant articula a liberdade de pensamento com a obediência civil. No texto sobre o Esclarecimento, o uso público da razão seria “a mais inofensiva de todas as liberdades”, colocando-se, juntamente com mote de Frederico II, em paradoxo com a liberdade civil. Passando ao Conflito das Faculdades, cujo prefácio tematiza a obediência à luz de uma carta de censura e de sua resposta, Kant defenderá uma prerrogativa da Faculdade de Filosofia de manter legitimamente um conflito com as faculdades superiores, i.e., com as ciências permeadas pelo poder e pelas ordens de um governante. A partir desses textos, almejamos ressaltar a especificidade de uma liberdade de pensamento tratada não tanto como liberdade civil, mas como uso público da razão. Compreendendo que tal uso não deve ser permitido ou proibido segundo o arbítrio de um governo, pensaremos em que medida a Filosofia enquanto Faculdade contribuiria para garantir essa acepção ativa de público.
Downloads
Referências
HABERMAS, Mudança estrutural da esfera pública. [1962]. Trad. D. L. Werle. São Paulo: Editora Unesp, 2014.
KANT, I. O Conflito das Faculdades [1798]. Trad. de A. Mourão. Lisboa: Edições 70. 1993
KANT, I Textos seletos. Trad. de Raimundo Vier e Floriano de Sousa Fernandes. Petrópolis: Ed Vozes. 1985.
KOSELLECK. Crítica e Crise. Uma contribuição à patogênese do mundo burguês. [1954] Trad. L. Villas-Boas. Rio de Janeiro, Eduerj & Contraponto, 1999.
NADAI, B. As condições do esclarecimento, o conflito entre a filosofia e religião e a ideia kantiana de universidade. In Studia Kantiana, v. 18 n. 2, pp. 55-81, 2020.
SANTOS, L. R. Kant: da reinvenção do republicanismo à ideia de uma “República Mundial”. In. Cadernos de Filosofia Alemã, nº 16, jul-dez. 2010, pp. 13-54.
TERRA, R. La actualidad del pensamiento politico de Kant. In Episteme, vol 28, nº2, 2008, pp. 93-119.
TORRES FILHO, R. Respondendo à pergunta: quem é a ilustração? In Discurso, nº14, 1983, pp. 101-112.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Paulo Borges de Santana Junior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Termos da licença:
Não Comercial (NC) | Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais. |
Compartilha Igual (SA) | Os licenciados devem distribuir obras derivadas somente sob uma licença idêntica à que governa a obra original ou menos restritiva. |