Olhar e memória na percepção cinematográfica

Autores

  • Susana Isabel Rainho Viegas

Resumo

O presente artigo tem dois objectivos: por um lado, o de analisar os conceitos de percepçáo e memória no cinema segundo a fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty em “Le Cinéma et la Nouvelle Psychologie” e, por outro lado, o de analisar estes mesmos conceitos no filme de Christopher Nolan, Memento. A nossa principal referência será a fenomenologia da percepçáo em Merleau-Ponty de modo a melhor compreendermos o interesse fenomenológico do cinema e deste filme em particular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

23-09-2010

Como Citar

RAINHO VIEGAS, S. I. Olhar e memória na percepção cinematográfica. Princípios: Revista de Filosofia (UFRN), [S. l.], v. 15, n. 24, p. 31–44, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/423. Acesso em: 21 dez. 2024.