A estrutura conceitual da revolução quí­mica

Autores

  • Paul Thagard
  • Marcos Rodrigues da Silva
  • Miriam Giro

Resumo

Este artigo investiga as mudanças conceituais revolucionárias que ocorreram quando a teoria do flogisto de Stahl foi substituída pela teoria do oxigênio de Lavoisier. Utilizando técnicas extraídas da inteligência artificial, o artigo descreve os estágios cruciais no desenvolvimento conceitual de Lavoisier, de 1772 até 1789. Em seguida, é esboçada uma teoria computacional da mudança conceitual de modo a explicar a descoberta de Lavoisier da teoria do oxigênio e a substituiçáo da teoria do flogisto.

Este artigo é uma traduçáo de “The Conceptual Structure of The Chemical Revolution”, publicado originalmente em Philosophy of Science, número 57, p. 183-209, 1990. Todos os direitos do artigo pertencem à revista Philosophy of Science, editada pela University of Chicago Press. O copyright do artigo original é de 1990, da Philosophy of Science Association. Os tradutores agradecem a Paul Thagard e a Philosophy of Science a permissáo para esta traduçáo. [NT.]

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

25-09-2010

Como Citar

THAGARD, P.; SILVA, M. R. da; GIRO, M. A estrutura conceitual da revolução quí­mica. Princípios: Revista de Filosofia (UFRN), [S. l.], v. 14, n. 22, p. 265–303, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/482. Acesso em: 21 nov. 2024.