As Duas Respostas de Kant ao Problema de Hume

Autores

  • Eduardo Salles O. Barra

Resumo

 

o objetivo deste artigo é, em primeiro lugar, reconstruir o chamado "problema de Hume", analisando-o como dois problemas distintos (causalidade e inducao), embora intimamente relacionados -a contar, sobretudo, pela propria tentativa humeana de soluciona-los mediante uma concepcao

unitaria de necessidade. Em segundo lugar, o objetivo é analisar a resposta de Kant a Hume, compreendendo-a, do mesmo modo, como duas respostas distintas: a primeira (causalidade) contida na "Segunda Analogia da Experiencia" da Critica da Razao Pura e a segunda (induçáo), principalmente, nos prefacios e na segunda parte ("Critica da Faculdade de Juizo Teleologica") da Critica da Faculdade do Juizo. Isso denotaria uma certa assimetria entre as determinacoes decorrentes de cada uma das duas solucoes, pois enquanto a necessidade imposta pelo principio dos juizos de causa e efeito possui vinculos imediatos com as condicces da realidade objetiva dos fenomenos, a necessidade imposta pelo principio dos juizos teleologicos possui vinculos apenas indiretos com as mesmas condicoes, po is decorrem tao-somente das condicoes subjetivas da experiencia. A duvida seria em que medida, nesse ultimo caso, a solucao transcendental kantiana distingue-se da solucao empirista humeana, cuja deficiencia, apontada por Kant, foi justamente fazer "passar uma necessidade subjetiva, isto e, urn habito, par uma necessidade objetiva". A doutrina kantiana dos fins essenciais da razáo parece ser o único elemento a justificar uma distinçáo substantiva entre ambas as soluções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

02-10-2010

Como Citar

BARRA, E. S. O. As Duas Respostas de Kant ao Problema de Hume. Princípios: Revista de Filosofia (UFRN), [S. l.], v. 9, n. 11-12, p. 145–178, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/615. Acesso em: 26 abr. 2024.