A Metáfora do Anatomista e a Possibilidade do Conhecimento Objetivo da Realidade Social em Marx

Autores

  • Antônio José Lopes Alves Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Marx, Crítica da Economia Política, Analítica Categorial, Anatomia.

Resumo

O artigo pretende explicitar o caráter específico da analítica marxiana do capital, consubstanciada na crítica da economia política em sua fase madura. Retoma-se de modo desdobrado uma das imagens acerca do forchungsweise marxiano, referida pelo próprio pensador alemão, aquela do anatomista. Figura imagética das mais mobilizadas por Marx nas diversas etapas de constituição de seu padrão teórico para retratar seu procedimento. A cientificidade teria seu centro organizador determinado pelos elementos e relações desentranhados pela análise e em subsunção ativa à realização desta. Como num estudo anatômico, o objetivo é alcançar a intelecção das determinações constantes de um complexo categorial, bem como, e principalmente, o modo como estas se articulam ao perfazer a concretude. Articulação que deve ser reproduzida cientificamente como um Gedankenkonkretum.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio José Lopes Alves, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor (Unicamp) e Mestre (UFMG) em Filosofia; professor de Filosofia no Colégio Técnico da UFMG; membro líder do Grupo de Pesquisa Marxologia: filosofia e Estudos Confluentes do CNPq;

Autor de livro, capítulos e artigos em periódicos indexados.

Coordena o projeto de pesquisa Revisão Crítico-Materialista da Bioética, com financiamento da FAPEMIG.

Downloads

Publicado

10-10-2015

Como Citar

ALVES, A. J. L. A Metáfora do Anatomista e a Possibilidade do Conhecimento Objetivo da Realidade Social em Marx. Princípios: Revista de Filosofia (UFRN), [S. l.], v. 22, n. 38, p. 201–232, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/6782. Acesso em: 19 abr. 2024.