SARTRE E O FRACASSO DO DESEJO: DA ONTOLOGIA À DESCRIÇÃO DO DESEJO FRENTE AOS OBJETOS REAIS E IRREAIS

Autores

  • Thana Mara de Souza UFES

Palavras-chave:

Desejo, Irreal, Real, Sartre

Resumo

A noção de desejo é essencial na filosofia de Sartre, que a trata de forma ontológica em O ser e o nada, descrevendo o modo pelo qual o Para-si é desejo necessário e ao mesmo tempo frustrado de ser Em-si-Para-si. No entanto - e isso não costuma ser estudado pelos comentadores que se voltam para essa questão - a noção de desejo também aparece como essencial em O imaginário, no qual o filósofo descreve a forma pela qual esse desejo se mostra diferentemente diante de objetos percebidos e de objetos imaginados. Este artigo pretende mostrar como a noção ontológica de desejo está relacionada à descrição de desejo, particularizando as distintas formas de seu fracasso. Embora o fracasso seja constitutivo do desejo, mostraremos que há uma distinção nessa frustração, que se dá por meio do modo de existência de cada objeto (tendo o objeto real uma existência independente do sujeito que o visa, e o objeto irreal tendo existência apenas enquanto é visado).*

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thana Mara de Souza, UFES

Professora Adjunta do Departamento de Filosofia da UFES

Referências

SARTRE, J.P. O imaginário. São Paulo: Ática, 1996.

______. O ser e o nada. Petrópolis: Vozes, 1999.

______. Que é a literatura? São Paulo: Ática, 2004.

______. Situações I. São Paulo: Cosac & Naify, 2005.

______. A náusea. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2011.

BARBARAS, R. Sartre, désir et liberté. Paris: Presses Universitaires de France, 2005.

COELHO, I. Sartre e a interrogação fenomenológica do imaginário. 1978. 472 p. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 1978.

KNEE, P. Qui perd gagne. Sainte-Foy: Les Presses de l'Université Laval, 1993.

SILVA, F. Ética e literatura em Sartre. São Paulo: Unesp, 2004.

SOUZA, T. Em busca da autenticidade prometida: uma leitura de Cadernos para uma moral. In: CARNEIRO, M e GENTIL, H (org), Filosofia Francesa Contemporânea. São Paulo: Unesp, 2009, p 348 - 357.

Downloads

Publicado

14-07-2015

Como Citar

SOUZA, T. M. de. SARTRE E O FRACASSO DO DESEJO: DA ONTOLOGIA À DESCRIÇÃO DO DESEJO FRENTE AOS OBJETOS REAIS E IRREAIS. Princípios: Revista de Filosofia (UFRN), [S. l.], v. 19, n. 31, p. 119–140, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/7496. Acesso em: 29 mar. 2024.