SARTRE E O FRACASSO DO DESEJO: DA ONTOLOGIA À DESCRIÇÃO DO DESEJO FRENTE AOS OBJETOS REAIS E IRREAIS
Keywords:
Desejo, Irreal, Real, SartreAbstract
A noção de desejo é essencial na filosofia de Sartre, que a trata de forma ontológica em O ser e o nada, descrevendo o modo pelo qual o Para-si é desejo necessário e ao mesmo tempo frustrado de ser Em-si-Para-si. No entanto - e isso não costuma ser estudado pelos comentadores que se voltam para essa questão - a noção de desejo também aparece como essencial em O imaginário, no qual o filósofo descreve a forma pela qual esse desejo se mostra diferentemente diante de objetos percebidos e de objetos imaginados. Este artigo pretende mostrar como a noção ontológica de desejo está relacionada à descrição de desejo, particularizando as distintas formas de seu fracasso. Embora o fracasso seja constitutivo do desejo, mostraremos que há uma distinção nessa frustração, que se dá por meio do modo de existência de cada objeto (tendo o objeto real uma existência independente do sujeito que o visa, e o objeto irreal tendo existência apenas enquanto é visado).*
Downloads
References
SARTRE, J.P. O imaginário. São Paulo: Ática, 1996.
______. O ser e o nada. Petrópolis: Vozes, 1999.
______. Que é a literatura? São Paulo: Ática, 2004.
______. Situações I. São Paulo: Cosac & Naify, 2005.
______. A náusea. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2011.
BARBARAS, R. Sartre, désir et liberté. Paris: Presses Universitaires de France, 2005.
COELHO, I. Sartre e a interrogação fenomenológica do imaginário. 1978. 472 p. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 1978.
KNEE, P. Qui perd gagne. Sainte-Foy: Les Presses de l'Université Laval, 1993.
SILVA, F. Ética e literatura em Sartre. São Paulo: Unesp, 2004.
SOUZA, T. Em busca da autenticidade prometida: uma leitura de Cadernos para uma moral. In: CARNEIRO, M e GENTIL, H (org), Filosofia Francesa Contemporânea. São Paulo: Unesp, 2009, p 348 - 357.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
Português (Brasil)
English
Español (España)
Français (Canada)