HARMONIZAÇÃO DO SORRISO COM GENGIVOPLASTIA E RESINA COMPOSTA

RELATO DE CASO

Autores

  • Sasha Mulatinho Lustosa de Sousa Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Isabela Dantas Torres de Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0002-3946-9303
  • Priscila Silva Abrantes Universidade Federal do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0003-0481-9251
  • Boniek Castillo Dutra Borges Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Isauremi Vieira de Assunção Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.21680/2446-7286.2019v5n3ID15737

Resumo

Introdução: A busca pela estética é o fator que impulsiona a realização de procedimentos que proporcionem simetria tanto por meio de procedimentos cirúrgicos como restauradores. O avanço dos materiais odontológicos diretos, em conjunto com os sistemas adesivos, possibilita uma abordagem menos agressiva e menos custosa em comparação aos procedimentos indiretos. Objetivo: demonstrar através de um caso clínico, o resultado da associação de gengivoplastia, clareamento dentário e utilização de resina composta direta em caso de fechamento de diastemas e sorriso gengival. Descrição do caso: Paciente, 21 anos, sexo feminino, apresentava dentes hígidos e alinhados após intervenção ortodôntica. Possuía múltiplos diastemas na região superior anterior e sorriso gengival, responsável pela aparência de tamanho reduzido dos elementos dentários. A resolução estética desse caso envolveu cirurgia periodontal, associada ao clareamento dentário e a utilização de material restaurador adesivo. Conclusão: A execução do planejamento proposto possibilitou a harmonização estética do sorriso, resultando na satisfação da paciente e da profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sasha Mulatinho Lustosa de Sousa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Cirurgiã-dentista pela UFRN / Especialista em Dentística pela Academia Norte Riograndense de Odontologia/UFRN.

Isabela Dantas Torres de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Cirurgiã-dentista pela UFRN / Mestranda em Ciências Odontológicas com área de concentração em Clínicas Odontológicas pela UFRN / Especialista em Saúde Coletiva com Ênfase em Saúde da Família pela FACISA/UFRN. / Especialista em Dentística pela Academia Norte Riograndense de Odontologia/UFRN.

Priscila Silva Abrantes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Cirurgiã-dentista pela UFRN / Mestranda em Ciências Odontológicas com área de concentração em Clínicas Odontológicas pela UFRN / Especialista em Dentística pela Academia Norte Riograndense de Odontologia/UFRN.

Boniek Castillo Dutra Borges, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Odontologia com área de concentração em Dentística pela UPE / Professor Adjunto do Departamento de Odontologia da UFRN / Mestre em Clínica Odontológica com área de concentração em Dentística pela UNICAMP / Especialista em Dentística pelo CFO.

Isauremi Vieira de Assunção, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Ciências da Saúde pela UFRN / Professora Adjunta IV do Departamento de Odontologia da UFRN / Mestre em Odontologia Social pela UFRN.

Downloads

Publicado

12-11-2019

Como Citar

DE SOUSA, S. M. L.; DE ARAÚJO, I. D. T.; ABRANTES, P. S.; BORGES, B. C. D.; DE ASSUNÇÃO, I. V. HARMONIZAÇÃO DO SORRISO COM GENGIVOPLASTIA E RESINA COMPOSTA: RELATO DE CASO. Revista Ciência Plural, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 143–152, 2019. DOI: 10.21680/2446-7286.2019v5n3ID15737. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/15737. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Relato de Caso Clínico