AVALIAÇÃO DO ATRIBUTO DERIVADO ORIENTAÇÃO FAMILIAR NA SAÚDE DA CRIANÇA

Autores

  • Tássia Virgínia dos Santos Silva
  • Katarina Marcia Rodrigues dos Santos
  • Tainara Lôrena dos Santos Ferreira Universidade Federal do Rio Grande do Norte / Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi
  • Fábia Barbosa de Andrade

DOI:

https://doi.org/10.21680/2446-7286.2019v5n2ID16306

Resumo

Introdução: O contexto familiar e social influência nas situações de saúde durante a infância, sendo a orientação familiar um mediador importante entre a família e os profissionais da saúde. Objetivo: avaliar a presença e extensão do atributo orientação familiar sob a ótica dos familiares de crianças inscritas em serviços de puericultura. Metodologia: Trata-se de estudo avaliativo, quantitativo, de caráter descritivo, com amostra composta por 186 pais/responsáveis de crianças de 0 à 2 anos dos serviços de puericultura da cidade de Santa Cruz, Rio Grande do Norte, Brasil, utilizando um questionário validado no Brasil denominado PCA Tools, versão para crianças. Resultados: Os resultados mostram que os profissionais não conhecem as famílias (48,9%), incluindo os agravos principais (45,7%), entretanto 79,6% afirmaram que sim a respeito dos antecedentes familiares. Para 63,4% eles não sabem sobre os empregos dos familiares, porém estão cientes sobre a dificuldade para obter recursos financeiros para medicação (47,3%). Referente a conhecerem a ideologia sobre o tratamento e autocuidado, 50,5% acreditam que sim. Conclusão: Embora os serviços de saúde da rede da Atenção Primária à Saúde possibilitem maior aproximação com o usuário dos serviços de saúde, bem como  com seu contexto familiar e social e tenham sido responsáveis por grandes avanços na saúde pública, ainda se faz necessário implementação de medidas e estratégias para garantir o cumprimento do atributo orientação familiar.

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Publicado

26-08-2019

Como Citar

SILVA, T. V. dos S.; SANTOS, K. M. R. dos; FERREIRA, T. L. dos S.; ANDRADE, F. B. de. AVALIAÇÃO DO ATRIBUTO DERIVADO ORIENTAÇÃO FAMILIAR NA SAÚDE DA CRIANÇA. Revista Ciência Plural, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 1–15, 2019. DOI: 10.21680/2446-7286.2019v5n2ID16306. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/16306. Acesso em: 23 nov. 2024.