PROMOÇÃO DE SAÚDE BUCAL NAS CONSULTAS DE CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: UM RELATO DE COLABORAÇÃO INTERPROFISSIONAL

Autores

  • Denísio Caio de Araújo
  • Eudes Euler de Souza Lucena
  • Thais Raquel Pires Tavares
  • Terciano Bezerra de Araújo
  • Cordélia Maria de Araújo
  • Breno Magela Bezerra da Costa
  • Bruno Gonçalves de Medeiros
  • Berenice Costa do Nascimento Gomes
  • Tamila Raquel Fernandes Vale
  • Lucas Richter de Oliveira Dantas
  • José Sandro de Araújo Medeiros Filho

DOI:

https://doi.org/10.21680/2446-7286.2018v4n2ID16841

Resumo

Introdução: A Puericultura forma o principal pilar da atenção integral à saúde da criança. No contexto da Atenção Primária à Saúde, as consultas de Crescimento e Desenvolvimento - CD são a materialização dessa prática, onde a Colaboração Interprofissional pode ser vista como um potencializador de ações e resultados. Objetivo: Evidenciar a integralidade do cuidado voltado ao público infantil, relatando uma experiência da parceria do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica da Escola Multicampi de Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte com uma unidade da Estratégia Saúde da Família. Métodologia: As consultas de CD foram realizadas na modalidade “coletiva e compartilhada”, onde as crianças foram classificadas por faixa etária e estabelecido um cronograma, contando com a participação de assistente social, cirurgião-dentista, enfermeira, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo – juntamente com a enfermeira preceptora da referida unidade. Resultados: As ações aconteceram na sala da enfermeira, onde se montava um cenário propício à sua execução. Inicialmente à consulta, era estimulado uma conversa informal com as mães/responsáveis, e posteriormente um dos profissionais explanava sobre sua expertise na atenção à saúde infantil, abrindo para a colaboração Inter profissional onde para finalizar, eram tomadas as medidas de vigilância tradicionais às consultas de puericultura. Conclusão: A interação entre as profissões, dentro de cada expertise, pôde promover aspectos de prevenção e promoção de Saúde Bucal, potencializando a área da Odontologia e fortalecendo o trabalho Interprofissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

13-02-2019

Como Citar

ARAÚJO, D. C. de; LUCENA, E. E. de S.; TAVARES, T. R. P.; ARAÚJO, T. B. de; ARAÚJO, C. M. de; COSTA, B. M. B. da; MEDEIROS, B. G. de; GOMES, B. C. do N.; VALE, T. R. F.; DANTAS, L. R. de O.; MEDEIROS FILHO, J. S. de A. PROMOÇÃO DE SAÚDE BUCAL NAS CONSULTAS DE CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: UM RELATO DE COLABORAÇÃO INTERPROFISSIONAL. Revista Ciência Plural, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 87–101, 2019. DOI: 10.21680/2446-7286.2018v4n2ID16841. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/16841. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos