BULLYING AND ITS CORRELATION WITH THE QUALITY OF LIFE OF ADOLESCENTS

Autores

  • Clea Adas Saliba Garbin Faculdade de Odontologia de Araçatuba- UNESP
  • Gabriela Peres Teruel Faculdade de Odontologia de Araçatuba - UNESP
  • Adriana Alves Costa
  • Tania Adas Saliba Faculdade de Odontologia de Araçatuba- UNESP
  • Artênio José Ísper Garbin Faculdade de Odontologia de Araçatuba- UNESP

DOI:

https://doi.org/10.21680/2446-7286.2019v5n3ID17115

Resumo

Objetivou-se verificar a ocorrência e a correlação do bullying com a qualidade de vida de adolescentes. O estudo seguiu os ditames éticos atuais. Trata-se de um estudo transversal, observacional e analítico. Foram visitadas todas as instituições de ensino fundamental (n = 22) de um município do noroeste do estado de São Paulo, Brasil. Todos os alunos (n = 1.068) foram convidados a participar, mas, apenas 382 consentiram. Do total, 3,7% disseram que sempre cometeram bullying; 21,2% afirmaram serem  vítimas de intimidação de pares; 11,3% disseram ter uma qualidade de vida nem boa, nem má; 2,4% disseram que suas vidas não fazem sentido. De acordo com os testes de correlação entre o VPAS e o WHOQOL-Bref, houve correlação significativa na interseção dos domínios agressividade direta e agressividade relacional com os domínios físico, psicológico, relações sociais e meio ambiente do WHOQOL-Bref. Conclui-se que a medida que o bullying aumenta, a qualidade de vida diminui.

Palavras- chaves: Bullying; Comportamento do adolescente; Qualidade de vida.

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Publicado

12-11-2019

Como Citar

GARBIN, C. A. S.; TERUEL, G. P.; COSTA, A. A.; SALIBA, T. A.; GARBIN, A. J. Ísper. BULLYING AND ITS CORRELATION WITH THE QUALITY OF LIFE OF ADOLESCENTS. Revista Ciência Plural, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 40–53, 2019. DOI: 10.21680/2446-7286.2019v5n3ID17115. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/17115. Acesso em: 19 abr. 2024.