HÁBITOS DE COMPRA E CONSUMO DE ALIMENTOS EM FAMÍLIAS COM MENORES DE CINCO ANOS EM UM MUNICÍPIO DO NORDESTE BRASILEIRO

Autores

  • Amanda Cristina Batista Costa Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Mariana Silva Bezerra Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Dandara Dantas Pinheiro Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Lígia Rejane Siqueira Garcia Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Layanne Cristini Martin Sousa Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Pryscila Araújo de Goes Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.21680/2446-7286.2020v6n3ID20335

Resumo

Introdução: O ambiente alimentar pode influenciar nas decisões sobre os hábitos e modificar a aquisição e consumo de alimentos ao considerar que as escolhas alimentares são determinadas pelo acesso, disponibilidade, propaganda, conveniência e preço. Isso pode ocasionar consideráveis transformações no comportamento alimentar desde a infância. Objetivo: Avaliar os hábitos de compra e de consumo de alimentos em famílias com crianças menores de cinco anos em um município do Nordeste Brasileiro. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa transversal, de abordagem quantitativa, realizada com 138 indivíduos nas seis unidades básicas de saúde urbanas do município. Foi realizada entrevista estruturada com aplicação de questionários sobre informações socioeconômicas, hábitos de compra e consumo de alimentos, segurança alimentar, peso e altura auto referidos. Os dados foram analisados no software Statistical Package for the Social Science Statistics (SPSS) versão 23.0. Foi realizado teste de associação entre os hábitos de compra e consumo de alimentos com dados socioeconômicos, estado nutricional antropométrico e segurança alimentar. Resultados: Dentre os hábitos de consumo avaliado, foi verificado que o consumo de salada crua (83,8%), frutas (95,9%) e suco de fruta ou de polpa (93,8%) em pelo menos um dia na semana, foram associados a uma maior escolaridade. Enquanto que a maior frequência de compra e consumo em restaurantes e lanchonetes foi associada a uma maior renda, possuir emprego e não participar de programas sociais. Conclusão: Hábitos de compra e de consumo de alimentos mais saudáveis foram associados com maior escolaridade e condições de trabalho e renda. Assim como acesso à restaurantes e lanchonetes em indivíduos com melhor poder aquisitivo.  

Palavras-Chave: Consumo de alimentos; promoção da saúde; hábitos alimentares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Cristina Batista Costa , Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Faculdade de Ciências e Saúde do Trairi (FACISA/UFRN). Fez parte do projeto de extensão de qualificação e orientação do uso de águas subterrâneas na zona rural da cidade de Santa Cruz/RN, no qual adquiriu experiência em análises físico químicas e microbiológicas. Foi Monitora na área de Nutrição Social, com ênfase nas disciplinas de Politicas Públicas, Educação Alimentar e Nutricional e Ética e Bioética, sendo, posteriormente Tutora da mesma área. Atuou também com tema de fitoterapia para atendimentos Nutricionais na Clínica Escola de Nutrição /(UFRN/FACISA) e recentemente trabalhou com os temas: Nutrição e Ambiente Alimentar, Segurança Alimentar e Nutricional, Políticas e Programas de Alimentação.

Dandara Dantas Pinheiro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduanda em Nutrição na Faculdade de Ciências e Saúde do Trairí

Lígia Rejane Siqueira Garcia , Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004), especialização em Nutrição Clínica pela UGF (2007) e em Gestão da Política Nacional de Alimentação e Nutrição pela Fiocruz (2014), mestrado em Bioquímica pela UFRN (2009), Doutorado em Saúde Coletiva - UFRN (2018). Atualmente é professora do Magistério Superior da FACISA/UFRN. Tem experiência na área de Nutrição Clínica e Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública e Nutrição Materno Infantil

Layanne Cristini Martin Sousa , Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduada em Nutrição pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2014). Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2017). Atuou como Professora Substituta da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (UFRN) nas áreas de Nutrição Social e Nutrição & Dietética. Áreas de interesse: Nutrição em Saúde Pública; Saúde Coletiva; Vigilância em Saúde; Envelhecimento Humano e Saúde

Pryscila Araújo de Goes , Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Especialista em Saúde Coletiva, com ênfase na Estratégia Saúde da Família; Graduada em Nutrição; Técnica em gerência de Alimentos e bebidas. Com experiências áreas de hotelaria, educação nutricional em grupos de idosos e docência.

Downloads

Publicado

26-09-2020

Como Citar

CRISTINA BATISTA COSTA , A.; SILVA BEZERRA , M. .; DANTAS PINHEIRO, D.; REJANE SIQUEIRA GARCIA , L.; CRISTINI MARTIN SOUSA , L.; ARAÚJO DE GOES , P. HÁBITOS DE COMPRA E CONSUMO DE ALIMENTOS EM FAMÍLIAS COM MENORES DE CINCO ANOS EM UM MUNICÍPIO DO NORDESTE BRASILEIRO. Revista Ciência Plural, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 154–173, 2020. DOI: 10.21680/2446-7286.2020v6n3ID20335. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/20335. Acesso em: 19 abr. 2024.