PROMOÇÃO DO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS NO CONTEXTO DOS 3º E 4º CICLOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2446-7286.2020v6n2ID20514

Resumo

Introdução: O alto consumo de medicamentos no Brasil impulsiona o desenvolvimento de estratégias para promoção do uso racional dos mesmos, especialmente em população mais vulneráveis. Objetivo: Descrever e analisar as contribuições ofertadas pelas ações realizadas por um projeto de extensão voltado à promoção do uso racional de medicamentos aos estudantes do 3º e 4º ciclos da Educação de Jovens e Adultos. Metodologia: Foi realizada descrição do perfil socioeconômico, demográficos e terapêutico dos estudantes; análise dos medicamentos armazenados em suas residências para definição do perfil farmacoterapêutico; identificação das possíveis interações medicamentosas observadas entre medicamentos listados na etapa anterior e desenvolvimento de atividades educativas. Resultados:  A maioria dos estudantes jovens e adultos era constituída de pessoas com menos de 60 anos (75,7%), com predominância do sexo feminino (69,6%) e parda (63,3%). Quase metade dos participantes é constituída de desempregados (45,5%). Parte dos alunos (39,9%) afirmaram ter renda mensal de até um salário mínimo. Para realização desse projeto foram efetuadas atividades que proporcionavam, através de metodologias ativas, a educação e promoção do uso racional de medicamentos e o autocuidado. Quanto ao perfil farmacoterapêutico observa-se interações medicamentosas entre anti-hipertensivos, hipoglicemiantes, anti-tireoidiano e medicamentos isentos de prescrição, apresentando presença de automedicação. As classes medicamentosas que apresentaram predominância entre os estudantes foram os analgésicos, anti-hipertensivos, anti-inflamatórios, antiácidos e hipoglicemiantes.  Conclusões:  O desenvolvimento de práticas educativas no âmbito da Educação de Jovens e Adultos incentivam o diálogo e a participação dos envolvidos, com grande potencial para ampliação do acesso às informações associadas ao autocuidado em saúde em suas famílias, escola e comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Martha Quitéria Silva Henriques , Universidade Federal da Paraíba

Graduanda em Odontologia, Universidade Federal da Paraíba – UFPB.

David Henrique Xavier Barbosa , Universidade Federal da Paraíba

Graduando em Farmácia, Universidade Federal da Paraíba – UFPB.

Gleycyelly Rodrigues de Araujo , Universidade Federal da Paraíba

Graduanda em Odontologia, Universidade Federal da Paraíba – UFPB.

Marcela Bandeira de Mello Almeida , Universidade Federal da Paraíba

Pedagoga, Mestre em Linguística e Ensino na linha de pesquisa Teorias Linguísticas e Métodos, Universidade Federal da Paraíba – UFPB.

Maria Rejane Cruz de Araújo, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Odontologia pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB.

Raíres Chaves da Silva Rodrigues , Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda do curso de pós-graduação em Odontologia da Universidade Federal da Paraíba

Danielle da Nóbrega Alves, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda do curso de pós-graduação em Farmácia da Universidade Federal da Paraíba – UFPB.

Gisely Maria Freire Abílio , Universidade Federal da Paraíba

Professora doutora, Departamento de Fisiologia e Patologia, Universidade Federal da Paraíba – UFPB

Ricardo Dias de Castro, Universidade Federal da Paraíba

Professor doutor do Departamento de Clínica e Odontologia Social da Universidade Federal da Paraíba – UFPB

Downloads

Publicado

12-06-2020

Como Citar

QUITÉRIA SILVA HENRIQUES , M. .; HENRIQUE XAVIER BARBOSA , D. .; RODRIGUES DE ARAUJO , G. .; BANDEIRA DE MELLO ALMEIDA , M. .; REJANE CRUZ DE ARAÚJO, M. . .; CHAVES DA SILVA RODRIGUES , R. . .; DA NÓBREGA ALVES, D.; MARIA FREIRE ABÍLIO , G. .; DIAS DE CASTRO, R. . . PROMOÇÃO DO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS NO CONTEXTO DOS 3º E 4º CICLOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Revista Ciência Plural, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 44–65, 2020. DOI: 10.21680/2446-7286.2020v6n2ID20514. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/20514. Acesso em: 24 abr. 2024.