ESTRATÉGIAS PARA PREVISÃO DA DEMANDA POR SERVIÇOS ODONTOLÓGICOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.21680/2446-7286.2020v6n3ID21604Resumo
Introdução: No Brasil, há disparidades em relação à oferta e à demanda por serviços odontológicos. Objetivo: O estudo buscou identificar, na literatura, as estratégias utilizadas para previsão da demanda por esses serviços. Metodologia:Trata-se de uma revisão integrativa conduzida de acordo com o método PRISMA. A expressão de busca (((forecast* OR “prediction” OR “prevision”) AND (“demand” OR trend*) AND (“dental services”))) foi aplicada em campos determinados para os repositórios Scopus Elsevier, Pubmed, BVS e IEEE Xplore. Resultados: As estratégias empregadas foram categorizadas conforme a temporalidade e o instrumento empregado no estudo. Foram selecionados 31 documentos, cujos resultados alcançados foram arranjados conforme a dependência da colaboração do paciente, a procedência de auto avaliações, o direcionamento a um grupo populacional ou demanda específica, e a relação com o setor público, privado ou ambos. As estratégias identificadas foram: estudos de temporalidade transversal em que o instrumento foi a aplicação de questionário; estudos de temporalidade transversal nos quais o instrumento foi a observação; e estudo de temporalidade longitudinal onde o instrumento foi a aplicação de questionário. Conclusões: A partir da exploração das estratégias identificadas na literatura foi demonstrada uma lacuna do conhecimento na esfera nacional. A análise dos artigos incluídos nessa revisão apresentou características desejáveis das avaliações da demanda por serviços odontológicos.
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