ESTRATÉGIAS PARA PREVISÃO DA DEMANDA POR SERVIÇOS ODONTOLÓGICOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Resumo


Introdução: No Brasil, há disparidades em relação à oferta e à demanda por serviços odontológicos. Objetivo: O estudo buscou identificar, na literatura, as estratégias utilizadas para previsão da demanda por esses serviços. Metodologia:Trata-se de uma revisão integrativa conduzida de acordo com o método PRISMA. A expressão de busca (((forecast* OR “prediction” OR “prevision”) AND (“demand” OR trend*) AND (“dental services”))) foi aplicada em campos determinados para os repositórios Scopus Elsevier, Pubmed, BVS e IEEE Xplore.  Resultados: As estratégias empregadas foram categorizadas conforme a temporalidade e o instrumento empregado no estudo. Foram selecionados 31 documentos, cujos resultados alcançados foram arranjados conforme a dependência da colaboração do paciente, a procedência de auto avaliações, o direcionamento a um grupo populacional ou demanda específica, e a relação com o setor público, privado ou ambos. As estratégias identificadas foram: estudos de temporalidade transversal em que o instrumento foi a aplicação de questionário; estudos de temporalidade transversal nos quais o instrumento foi a observação; e estudo de temporalidade longitudinal onde o instrumento foi a aplicação de questionário. Conclusões: A partir da exploração das estratégias identificadas na literatura foi demonstrada uma lacuna do conhecimento na esfera nacional. A análise dos artigos incluídos nessa revisão apresentou características desejáveis das avaliações da demanda por serviços odontológicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Luísa Gomes Coelho, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC/PR

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia em Saúde da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Mestre em Gestão de Saúde pela Università Cattolica del Sacro Cuore. Cirurgiã-Dentista pela Universidade Positivo e Administradora pela FAE Business School.

Deborah Ribeiro Carvalho, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC/PR

Professora do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia em Saúde da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Doutora em Computação de Alto Desempenho pela Universidade Federal do Rio Janeiro (COPPE).

Publicado
26-09-2020
Como Citar
TATIM FARHAT, L.; GOMES COELHO, A. L.; RIBEIRO CARVALHO, D. ESTRATÉGIAS PARA PREVISÃO DA DEMANDA POR SERVIÇOS ODONTOLÓGICOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Ciência Plural, v. 6, n. 3, p. 210-229, 26 set. 2020.
Seção
Revisão Integrativa