A ANÁLISE DO CLIMA ESCOLAR COMO PARADIGMA PARA UM NOVO CUIDADO

Autores

  • Flávia Christiane de Azevedo Machado Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Thomas Diniz Papa Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Suelen Ferreira de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Alice Pinheiro Suassuna Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Giovanni Loos Félix

DOI:

https://doi.org/10.21680/2446-7286.2022v8n2ID26140

Resumo

Introdução: O clima escolar é a percepção do estudante sobre a instituição no tocante às relações interpessoais, infraestrutura, engajamento comunitário, cogestão, entre outros. Objetivo: caracterizar o clima escolar a partir da percepção dos estudantes, evidenciando as dimensões mais frágeis e as mais estabelecidas. Metodologia: Desenvolveu-se estudo transversal com 129 estudantes matriculados no ano de 2018 no segundo ano do ensino médio em escolas estaduais de Natal/RN. Esses responderam a um questionário para identificação do perfil socioeconômico e clima escolar. Foram calculadas as frequências e medidas de tendência central das variáveis. Resultados: Cerca de 80% dos estudantes concordaram gostar estar na escola ou sentir ter bons amigos nela; 70% afirmam ser boa a relação entre todos os atores da escola; 67,20% sentem que quem trabalha na escola gosta do que faz. Todavia, 40% dos alunos não sentem orgulho da escola, 32% concordaram que todos participam das tomadas de decisões importantes na escola e 53% disseram sentir-se seguros na escola. Conclusões: Conclui-se que Gestão & Transparência e a Infraestrutura são as dimensões mais frágeis do clima escolar, enquanto as melhor estabelecidas são Amizade, Relações Interpessoais, Acolhimento e Igualdade e Colaboração Mútua.  

Palavras-Chave: Promoção da Saúde. Promoção da Saúde Escolar. Avaliação em saúde.

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Publicado

20-03-2022

Como Citar

DE AZEVEDO MACHADO, F. C. .; DINIZ PAPA, T.; FERREIRA DE OLIVEIRA, S.; PINHEIRO SUASSUNA, A.; LOOS FÉLIX, G. A ANÁLISE DO CLIMA ESCOLAR COMO PARADIGMA PARA UM NOVO CUIDADO. Revista Ciência Plural, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 1–19, 2022. DOI: 10.21680/2446-7286.2022v8n2ID26140. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/26140. Acesso em: 26 abr. 2024.