COVID-19: UM RESGATE BIBLIOGRÁFICO SOBRE PRÁTICAS EXITOSAS NA PREVENÇÃO DE LESÕES POR PRESSÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2446-7286.2022v8n3ID28520

Resumo

Introdução: Em dezembro de 2019 na China, o SARS-CoV-2 foi identificado e declarado como pandemia pela Organização Mundial da Saúde. Sua transmissibilidade entre humanos e evolução com estabilidade clínica e hemodinâmica, aumentam o risco do desenvolvimento de lesões por pressão nos pacientes mais críticos. Objetivo: Identificar os principais cuidados hospitalares para manter a integridade da pele nos pacientes com Covid-19 propensos a lesão por pressão. Metodologia: Estudo descritivo do tipo revisão integrativa realizado nas bases: Literatura Latino-Americana de Ciências da Saúde, Base de Dados de Enfermagem, Scientific Eletronic Library Online e Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos com os descritores Covid-19, Lesão por pressão, Assistência ao paciente e Padrões de referência. Os critérios de inclusão foram textos completos disponíveis gratuitamente, publicados entre 2019 e 2021, que compartilhassem da temática em adultos e/ou idosos. Foram excluídos artigos incompletos, plataformas pagas, carta e notas editor, reflexões e os artigos duplicados foram contabilizados uma vez, o idioma de origem não foi fator excludente. Resultados: Foram identificados 398 artigos potencialmente relevantes e 7 foram selecionados. As principais práticas relacionadas a prevenção de lesões por pressão em pacientes com COVID-19 apontam intervenções como o uso de checklist, avaliação periódica da pele, definição do risco de desenvolvimento de lesão por pressão, mudança de decúbito conforme tolerância do paciente, uso de superfície para redistribuição de peso, cobertura profilática multicamadas e controle da umidade da pele. Conclusões: As principais práticas para evitas as lesões por pressão nos pacientes com Covid-19 no ambiente hospitalar estão associadas com o cuidado direto ou indiretamente ligados a pele, adoção de medidas preventivas e sistemáticas dentro da realidade clínica e hemodinâmica dos pacientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Túlio César Vieira de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Bacharel em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre em Práticas de Saúde e Educação pela Escola de Saúde da UFRN.

 

Aylanne Maria Lopes Soares, Centro Universitário UNIFACEX

Discente. Bacharelado em Enfermagem Centro Universitário UNIFACEX

Downloads

Publicado

29-10-2022

Como Citar

CÉSAR VIEIRA DE ARAÚJO, T.; MARIA LOPES SOARES, A. COVID-19: UM RESGATE BIBLIOGRÁFICO SOBRE PRÁTICAS EXITOSAS NA PREVENÇÃO DE LESÕES POR PRESSÃO . Revista Ciência Plural, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 1–16, 2022. DOI: 10.21680/2446-7286.2022v8n3ID28520. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/28520. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Revisão Integrativa