CONSTRUÇÃO DE PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO COMO FERRAMENTA FACILITADORA DE GESTÃO EM SAÚDE EM UMA FACULDADE DE ODONTOLOGIA

Autores

  • Gabriel Mácola de Almeida Universidade Federal do Pará
  • Camila Lima de Andrade Universidade Federal do Pará
  • Hércules Bezerra Dias Universidade Federal do Pará
  • Liliane Silva do Nascimento Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.21680/2446-7286.2023v9n2ID31218

Resumo

Introdução: O Procedimento Operacional Padrão é uma relevante ferramenta de gestão para otimizar o processo de trabalho dentro da perspectiva da resolutividade definida nos princípios do SUS. Objetivo: elaborar um POP para estandardizar o funcionamento do fluxo de materiais do almoxarifado da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Pará. Metodologia: Estudo descritivo que propôs a criação de uma ferramenta de tecnologia leve dividido em três etapas: aprofundamento teórico, elaboração e refinamento. Resultados: A equipe envolvida no processo de trabalho da unidade de saúde colaborou com a construção do instrumento, favorecendo o estabelecimento de vínculo e assertividade. O POP elaborado constitui subsídio para organização do fluxo com o objetivo de esclarecer, facilitar e padronizar o uso do almoxarifado, promovendo estratégias de uso adequado no manejo dos materiais e a racionalização dos mesmos, com a finalidade de tirar máximo proveito e reduzir custos. Conclusões: A elaboração da ferramenta promoveu aprimoramento do processo de trabalho no manejo dos materiais e equipamentos odontológicos. A participação dos sujeitos envolvidos gerou fortalecimento do vínculo e co-responsabilização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

31-08-2023

Como Citar

MÁCOLA DE ALMEIDA, G.; LIMA DE ANDRADE, C.; BEZERRA DIAS, H.; SILVA DO NASCIMENTO, L. CONSTRUÇÃO DE PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO COMO FERRAMENTA FACILITADORA DE GESTÃO EM SAÚDE EM UMA FACULDADE DE ODONTOLOGIA. Revista Ciência Plural, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 1–11, 2023. DOI: 10.21680/2446-7286.2023v9n2ID31218. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/31218. Acesso em: 22 dez. 2024.