DEBATE ELEITORAL SIMULADO: UMA NOVA ESTRATÉGIA METODOLÓGICA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA SAÚDE

Autores

  • Regis de Souza Valentim UFRN
  • Cáthia Alessandra Varela Ataíde UFRN
  • Dinorah de França Lima UFRN
  • Marina Gabriela Medeiros de Moura UFRN
  • Cecília Nogueira Valença UFRN
  • Jane Carla de Souza UFRN

DOI:

https://doi.org/10.21680/2446-7286.2023v9n3ID31235

Resumo

Introdução: As concepções e metodologias tradicionais vêm sendo substituídas por metodologias ativas de ensino-aprendizagem, visando uma formação que seja capaz de transformar o discente em um profissional crítico e reflexivo. Objetivo: Descrever uma nova estratégia metodológica de ensino-aprendizagem, nomeada Debate Eleitoral Simulado (DES) Metodologia: Relato de experiência de uma disciplina obrigatória cursada em um Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde Coletiva. Resultados: A metodologia do DES exige o engajamento e preparo do grupo moderador de debate. Além disso, exige também envolvimento ativo dos estudantes, pois difere de métodos de ensino tradicionais. O objetivo central foi, portanto, o desenvolvimento da autonomia e protagonismo dos estudantes, o estímulo à discussão e às argumentações pertinentes ao tema e o aprendizado consistente. Conclusões: A inovação do método de ensino incentivou a criatividade dos sujeitos na atividade, principalmente na construção de propostas e argumentos. Esse novo enfoque metodológico é dinâmico e interativo, dessa forma proporcionou uma aprendizagem consistente, efetiva e principalmente, significativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

26-12-2023

Como Citar

VALENTIM, R. de S.; ATAÍDE , C. . A. V.; LIMA , D. de F.; MOURA , M. G. M. de .; VALENÇA, C. N. .; SOUZA, J. C. de. DEBATE ELEITORAL SIMULADO: UMA NOVA ESTRATÉGIA METODOLÓGICA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA SAÚDE . Revista Ciência Plural, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 1–11, 2023. DOI: 10.21680/2446-7286.2023v9n3ID31235. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/31235. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Relato de experiência