TEMPO DE ESPERA NO ATENDIMENTO E INTERNAÇÃO: SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS E A PERSPECTIVA DO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EM SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.21680/2446-7286.2024v10n2ID34018Resumo
Introdução: A relevância da participação e controle social, promulgados pela Constituição Federal de 1988, garante o exercício da cidadania ao permitir que a população participe ativamente na formulação das políticas públicas de saúde. Neste contexto, surgiram as ouvidorias públicas, com o objetivo de permitir a escuta direta da população, dando protagonismo à sociedade civil. Objetivo: Elaborar um planejamento estratégico e avaliação sobre o tempo de espera por atendimento e internação em um hospital universitário. Metodologia: Trata-se de um estudo ecológico, realizado em junho de 2023 num hospital de ensino no Nordeste do Brasil. Os dados foram obtidos de relatórios da avaliação de usuários atendidos no ambulatório e internação, nos anos de 2016, 2017, 2019 e 2022. Resultados: A partir da análise dos dados foi identificado que há discrepâncias nos índices de satisfação entre os anos estudados. A ausência de detalhes nos relatórios, causa vieses nas pesquisas de satisfação, uma vez que a cada ano é variável o número de usuários pesquisados e o questionário utilizado sofre mudanças nas perguntas, sem justificativa para as alterações. O tempo de espera pelo atendimento e internação foi avaliado e considerado o que obteve piores índices de satisfação. Conclusão: Os resultados deste estudo mostraram que a pesquisa de satisfação com o usuário é uma importante ferramenta de avaliação para a gestão, contudo, há necessidade de um método mais seguro para a execução da avaliação de satisfação. O tempo de espera tem sido uma variável que frequentemente não tem atendido de forma satisfatória, sendo necessário identificar e corrigir as causas desse desconforto. Espera-se que este estudo possa contribuir para o fortalecimento da ouvidoria e da pesquisa de satisfação como ferramentas de gestão.
Palavras-Chave: Avaliação em saúde; Satisfação dos usuários; Assistência hospitalar; Ouvidoria.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Ciência Plural
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
À Revista Ciência Plural ficam reservados os direitos autorais referente a todos os artigos publicados.