PORTFÓLIO: PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO DA ÁREA DA SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.21680/2446-7286.2024v10n1ID34461Resumo
Introdução: A formação em saúde norteia a prática profissional, incidindo diretamente na atenção e assistência à saúde ofertada à população. Nesse sentido, o uso de métodos ativos de aprendizagem e avaliação, como por exemplo, o portfólio, podem contribuir para a construção de conhecimentos crítico-reflexivos. Objetivo: Evidenciar a percepção de estudantes dos cursos da área da saúde, que cursam a disciplina de Saúde e Cidadania na Universidade Federal do Rio Grande do Norte sobre o uso do portfólio enquanto instrumento de avaliação do ensino aprendizagem. Metodologia: Os dados foram obtidos por meio da formação de grupo focal e analisados pela análise do conteúdo. Definiram-se, então, as categorias temáticas: percepção sobre o portfólio; a elaboração do portfólio e a sua contribuição para a formação; dificuldades para formulação do portfólio; o portfólio como instrumento de avaliação. Resultados: Os estudantes compreendem o portfólio como instrumento de diálogo entre docentes e discentes, através dos relatos das vivências em grupo nos equipamentos sociais e reflexões individuais na construção de conceitos e aprofundamento teórico. Ainda referem inseguranças e dúvidas acerca da estruturação e confecção do instrumento, no entanto, percebem o portfólio como potente e inovador no auxílio a construção do conhecimento uma vez que permite o acompanhamento do processo de ensino-aprendizagem, possibilitando maior interação entre educador-educando, com produção de uma aprendizagem significativa. Conclusões: o portfólio estimula a reflexão e a crítica acerca das vivências nos cenários de práticas onde se desenvolve o componente curricular Saúde e Cidadania corroborando, sobremaneira, para a construção do conhecimento dos estudantes.
Palavras-Chave: Métodos de Avaliação; Modelos Educacionais; Métodos Pedagógicos.
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