ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE E A VIOLÊNCIA CONTRA PESSOA IDOSA: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2446-7286.2024v10n2ID35443

Resumo

Introdução: O envelhecimento populacional é uma realidade mundial. Trata-se de um processo natural do período de desenvolvimento humano, caracterizado por progressiva perda celular e declínio funcional do organismo, associado a maior probabilidade de convívio com doenças crônicas e violências. Objetivo: Verificar a produção científica a respeito da violência contra pessoas idosas nos espaços da Atenção Primária à Saúde, posta como ordenadora do Sistema Único de Saúde. Metodologia: Trata-se de um estudo de Revisão Integrativa, cuja metodologia baseia-se na Prática Baseada em Evidências, utilizando as bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literature Analysis and Retrieval Sistem online (Medline) e Base de Dados de Enfermagem (BDENF) e tendo como critério de inclusão os artigos publicados nos últimos 5 anos (2018-2023), em português, inglês e espanhol. Resultados: Oito artigos foram selecionados para síntese qualitativa. Os trabalhos selecionados indicam Nível de Evidência entre 2, 4 e 5, ou seja, 62,5% dos achados possuem Nível de Evidência 4, conforme Classificação de Oxford Centre for Evidence-based Medicine. Também, foram aglutinados em eixos temáticos, sendo: Violências e suas manifestações, Formação profissional e sua (des)continuidade, O cuidado na Atenção Primária à Saúde sobre situações de violência contra a pessoa idosa e seus impasses e a Saúde do cuidador invisibilizada. Conclusões: Foi possível observar que há políticas públicas destinadas a essa problemática (de saúde e social), entretanto, os serviços públicos ainda executam timidamente o que está preconizado pela legislação. Verificamos que existem ações propostas para o cuidado desse grupo de risco, no entanto, há que ser mais efetiva e a estratégia da educação permanente nesses espaços poderá ser um recurso potente para melhor gestão do cuidado.

Palavras-Chave: Idoso; Violência; Atenção Primária à Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francyele Rodrigues dos Santos, Universidade Federal de Rondonópolis

Psicóloga Residente do Programa Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso

George Moraes de Luiz, Universidade Federal de Rondonópolis

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Mestrado e Doutorado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, (PUC/SP). Professor Adjunto do Curso de Psicologia da Universidade Federal de Rondonópolis.

Luciane Almeida Casarin, Universidade Federal de Rondonópolis

Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Especialização em Gestão Hospitalar pela Universidade de Cuiabá (UNIC). Especialização em Bloco Cirúrgico, Recuperação Pós-Anestésica e Central de Material e Esterilização pela Universidade Católica de Goiás. Mestrado em Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Doutorado em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro Oeste, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atualmente é professora Adjunta IV do Magistério Superior no Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR).

Downloads

Publicado

29-08-2024

Como Citar

SANTOS, F. R. dos .; LUIZ, G. M. de; CASARIN, L. . A. . ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE E A VIOLÊNCIA CONTRA PESSOA IDOSA: REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Ciência Plural, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 1–17, 2024. DOI: 10.21680/2446-7286.2024v10n2ID35443. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/35443. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Revisão Integrativa