RELAÇÃO DOS EFEITOS DOS PREBIÓTICOS E DOS PROBIÓTICOS NA PATOGÊNESE DA ANSIEDADE

Autores

  • Fernando Cesar Rodrigues Brito UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
  • Beatriz Merencio de Lima CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINASSAU DE FORTALEZA
  • Emanuelly Silvino Mota
  • Sandra Machado Lira CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINASSAU DE FORTALEZA

DOI:

https://doi.org/10.21680/2446-7286.2024v10n3ID36114

Resumo

Introdução: Existe uma ligação entre a ansiedade e a microbiota intestinal, e pesquisas evidenciam que o uso de prebióticos e probióticos podem ser estudados como uma terapia alternativa para a ansiedade patológica. Objetivo: Esta revisão integrativa objetiva buscar estudos científicos que apresentam os potenciais efeitos benéficos dos prebióticos e dos probióticos sobre a ansiedade. Metodologia: Para a seleção dos estudos foram utilizadas as bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Sistema de Análise e Recuperação da Literatura Médica on-line (Medline), PubMed e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), trazendo artigos originais dos últimos 5 anos. Resultados: A ministração de alguns prebióticos e probióticos como exemplo a Bifidobacterium e os Lactobacillus por um período pré-definido, mostrou que o uso traz efeitos benéficos para a redução dos níveis da ansiedade patológica e podem ser eficazes em pacientes que possuem alguma comorbidade associada como a obesidade, o alzheimer, a diabetes. Conclusões: Os resultados encontrados pelos estudos demonstraram que após o uso de prebioticos e probioticos por um determinado tempo obtiveram resultados positivos na diminuição dos sintomas da ansiedade.

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Publicado

23-12-2024

Como Citar

BRITO, F. C. R. .; LIMA , B. M. de; MOTA , E. S.; LIRA, S. M. RELAÇÃO DOS EFEITOS DOS PREBIÓTICOS E DOS PROBIÓTICOS NA PATOGÊNESE DA ANSIEDADE. Revista Ciência Plural, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 1–21, 2024. DOI: 10.21680/2446-7286.2024v10n3ID36114. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/36114. Acesso em: 16 fev. 2025.

Edição

Seção

Revisão Integrativa