RECURSO CINEMATOGRÁFICO NO ENSINO DE SUSTENTABILIDADE E SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA
DOI:
https://doi.org/10.21680/2446-7286.2024v10n3ID36847Resumo
Introdução: Os recursos cinematográficos têm sido importantes ferramentas pedagógicas que atuam de forma instrutiva, analítica e prática, conforme sugerido pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina de 2014. Na formação médica, o cinema propicia que o discente reformule princípios humanistas preexistentes, fundamentais para o relacionamento interpessoal, em favor do bem-estar dos pacientes, das comunidades e dos territórios. Objetivo: Apresentar um relato de experiência de metodologia ativa utilizada com estudantes do estágio curricular obrigatório em saúde coletiva de uma Instituição de Ensino Superior privada, localizada no interior do estado de Minas Gerais, de acordo com a abordagem da temática do desenvolvimento territorial sustentável. Metodologia: Foi utilizada metodologia ativa de análise e reflexão de documentário em horário de aula na graduação médica, com posterior discussão oral com aproximadamente dez alunos da turma do Internato em Saúde Coletiva. Também foi proposta a redação de uma resenha com reflexões sobre territórios sustentáveis e saúde coletiva. Resultados: Destacou-se a relação entre sustentabilidade, democracia, direitos humanos, justiça social e qualidade de vida, defendendo que esses elementos impulsionam a cidadania e combatem desigualdades e degradação ambiental. Após refletir sobre o documentário, foi discutido o uso de ferramentas como o Mindfulness para auxílio na conscientização do consumo, evitando desperdícios. Conclusões: O uso do recurso cinematográfico mencionado como metodologia ativa revelou a importância de conscientizar os futuros médicos sobre sustentabilidade e equidade social.
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