RECURSO CINEMATOGRÁFICO NO ENSINO DE SUSTENTABILIDADE E SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2446-7286.2024v10n3ID36847

Resumo

Introdução: Os recursos cinematográficos têm sido importantes ferramentas pedagógicas que atuam de forma instrutiva, analítica e prática, conforme sugerido pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina de 2014. Na formação médica, o cinema propicia que o discente reformule princípios humanistas preexistentes, fundamentais para o relacionamento interpessoal, em favor do bem-estar dos pacientes, das comunidades e dos territórios. Objetivo: Apresentar um relato de experiência de metodologia ativa utilizada com estudantes do estágio curricular obrigatório em saúde coletiva de uma Instituição de Ensino Superior privada, localizada no interior do estado de Minas Gerais, de acordo com a abordagem da temática do desenvolvimento territorial sustentável. Metodologia: Foi utilizada metodologia ativa de análise e reflexão de documentário em horário de aula na graduação médica, com posterior discussão oral com aproximadamente dez alunos da turma do Internato em Saúde Coletiva. Também foi proposta a redação de uma resenha com reflexões sobre territórios sustentáveis e saúde coletiva. Resultados: Destacou-se a relação entre sustentabilidade, democracia, direitos humanos, justiça social e qualidade de vida, defendendo que esses elementos impulsionam a cidadania e combatem desigualdades e degradação ambiental. Após refletir sobre o documentário, foi discutido o uso de ferramentas como o Mindfulness para auxílio na conscientização do consumo, evitando desperdícios. Conclusões: O uso do recurso cinematográfico mencionado como metodologia ativa revelou a importância de conscientizar os futuros médicos sobre sustentabilidade e equidade social.

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Biografia do Autor

Márcia Farsura de Oliveira, Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga (FADIP)

Médica (2013) pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Especialista em Medicina de Família e Comunidade (2022) pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade , Mestre em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente (2019) pela Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga (FADIP), Doutoranda em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG).

Lindisley Gomides Ferreira, Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga (FADIP)

Diplomada em Farmácia pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais, UNILESTE/MG (2009). Mestre em Fisiologia e Farmacologia (2012) e Doutora em Biologia Celular (2015) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde também realizou Estágios em Docência no Departamento de Morfologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB/UFMG). Atualmente, é Professora dos cursos de Farmácia, Fisioterapia, Enfermagem e Psicologia da Faculdade Dinâmica da Vale do Piranga (FADIP), Docente Permanente do MESTRADO - Programa de Pós-Graduação em Ensino, Saúde e Ambiente (PROCISA) da mesma Instituição e Vice-coordenadora da Comissão de Ética em Pesquisa Animal (CEUA). É revisora do International Journal of Clinical Pharmacy (ISSN: 2210-7711), Journal of Applied Pharmaceutical Sciences (ISSN: 2358-3495) e de outros periódicos internacionais. Como orientadora do Núcleo de Estudos em Ciências Médicas (NUMED), possui trabalhos que mesclam as Neurociências (Aprendizado e Memória, Contribuições das Neurociências na Docência), Neuroinflamação e Doenças Neurodegenerativas e Neurobiologia da Mente e do Cérebro. Faz parte do grupo de Pesquisa e Extensão nas áreas das Neurociências (BraiN), Nanotecnologia (N), Inteligência Artificial (IA) e Cognição (C) - BraiNNIAC (http://www.brainniac.ufv.br/), juntamente com pesquisadores que atuam em Universidades e Centros de Investigação Brasileiros, desenvolvendo atividades de Ensino e Pesquisa. É membro do Grupo de Pesquisa em Farmacologia Integrada e Interações Medicamentosas (GPqFAR), com orientações nas áreas das Neurociências. É uma das Editoras associadas nacionais dos Periódicos Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza, com Unidade Acadêmica de Ciências Exatas e da Natureza (CFP - UFCG) e Journal of Applied Pharmaceutical Sciences, esse último responsável pelas submissões nas áreas das Neurociências. Além desses, entre os seus assuntos de maior interesse estão os diálogos entre Espiritualidade e os Processos de Saúde-Doença, Neurociências Comportamental e Cognitiva, Práticas Complementares e Integrativas, tais como Mindfullness, Meditação, e Aromaterapia como ferramentas de prevenção de doenças e de tratamento integral e sistêmico.

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Publicado

23-12-2024

Como Citar

OLIVEIRA, M. F. de; FERREIRA, L. G. RECURSO CINEMATOGRÁFICO NO ENSINO DE SUSTENTABILIDADE E SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA . Revista Ciência Plural, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 1–16, 2024. DOI: 10.21680/2446-7286.2024v10n3ID36847. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/36847. Acesso em: 10 fev. 2025.

Edição

Seção

Relato de experiência