EL trabajo del nutricionista con plantas medicinales en atención primaria: un reporte de experiencia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21680/2446-7286.2025v11n2ID36523

Resumen

Las plantas medicinales han sido utilizadas por la humanidad a lo largo de su historia. Se caracterizan por sus moléculas bioactivas, como flavonoides, alcaloides, polifenoles y terpenoides. El objetivo principal de este trabajo fue describir la experiencia de la autora como nutricionista residente, trabajando en atención primaria, salud familiar y comunitaria, describiendo especialmente su trabajo con plantas medicinales. El trabajo aborda experiencias en las que fue posible trabajar la temática propuesta, como en salas de espera, reuniones en la comunidad y en establecimientos sociales, así como en la producción de materiales informativos, y el trabajo con la unidad básica de salud (UBS) el propio equipo. También se describe la experiencia de construcción del jardín de la UBS. Finalmente, se concluye que la atención primaria, como puerta de entrada, es una excelente oportunidad para trabajar el conocimiento popular, alineado con el conocimiento científico, por ser un tema de interés y entendimiento común entre nutricionistas y otros profesionales de la salud, con la población. Trabajar este tema trajo conexión con la comunidad, así como empoderamiento en salud y autocuidado de la población.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ivana Cristina Martins de Oliveira, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1992), especialização em Odontopediatria pela Universidade Federal do Ceará em convênio com a Universidade Camilo Castelo Branco (1996), aperfeiçoamento em Estética Dental pela Associação Brasileira de Odontologia - Regional Mossoró (2002), especialização em Saúde da Família pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2006) e especialista pelo programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família e Comunidade na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2017). Concluiu curso Avançado em Odontopediatria pelo Instituto Glória Pimenta de João Pessoa - PB (2019). Possui habilitação em Odontologia Hospitalar pela Faculdade Sete Lagoas(2022). Concluiu o curso de Especialização Multiprofissional de Preceptores para Integração Ensino e Serviço nos Territórios de Saúde(2023). Dentista atuando na atenção básica da Prefeitura Municipal de Mossoró desde 1992. Atua na Estratégia de Saúde da Família desde 2001. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Odontopediatria.

Maíra Clara Farias Fernandes, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

Técnica em Agroecologia , formada pelo IFRN-ipanguaçu Graduada em Serviço social pela UERN

Josevaldo Leite dos Santos, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

Bacharel em Psicologia pelo Centro Universitário de Patos - PB (2016.1); Especialista em Psicologia Hospitalar pela Faculdade Única (2021.2); Especialista em Saúde Mental pela FAVENI (2022.2); Especialista em Atenção Básica/Saúde da Família e Comunidade na Modalidade de Residência Multiprofissionalpela UERN, Mossoró-RN (2022.1). Durante a Graduação, foi aluno voluntário de Iniciação Científica dos Projetos de Pesquisas intitulados: ?A dinâmica da noopsicossomática na saúde das pessoas vivendo com HIV/AIDS ? uma intervenção clínica? (2014.2 a 2015.1) e ?Modelo Explicativo das atitudes dos Dependentes Químicos em Reabilitação Psicossocial frente às Drogas? (2015.2). Já no período de 2015.1 e 2015.2 desempenhou a função de Monitor Voluntário da disciplina ?Abordagens Terapêuticas II". Fez estágios no Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB), Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), em suas diferentes modalidades, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), todos na Prefeitura Municipal de Patos-PB (2011 a 2016). Lecionou as disciplinas "Psicologia da Aprendizagem" e "Contribuições da Psicanálise para a Psicopedagogia" no Curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica das Faculdades Integradas de Cruzeiro (FIC) com polo na cidade de Olho D?água-PB (2017). Atuou como Psicólogo do NASF-AB da Prefeitura Municipal de Patos-PB como Matriciador (2017 a 2019); Apoiador Institucional e Gerente da Região Sanitária II (2018 a 2019). Na Residência Multiprofissional, atuou como Psicólogo Residente na USF Dr. Epitácio da Costa Carvalho, também com suporte a outros serviços como o Abrigo Provisório para Pessoas em Situação de Rua; o Ambulatório para Pessoas em Situação de Rua e Ambulatório LGBTQIAP+ na Faculdade de Enfermagem (FAEM) da UERN; e o Consultório Familiar, com funcionamento no Complexo da Maternidade Almeida Castro todos em Mossoró-RN.

Erik Vinícius Martins Jácome, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

Graduado em Odontologia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2019); Especialista em Atenção Básica / Saúde da Família e Comunidade pelo Programa de Pós-Graduação em Residência Multiprofissional em Atenção Básica / Saúde da Família e Comunidade - PMM / UERN (2022); Mestre em Saúde e Sociedade, na área de concentração de "Ciências da Saúde", pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde e Sociedade - UERN (2024), com atuação na linha de pesquisa: "Aspectos epidemiológicos, clínicos, diagnósticos e terapêuticos das doenças, agravos e atenção à saúde"; Doutorando em Ciências Fisiológicas, na área de concentração de "Fisiologia", pelo Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas - Sociedade Brasileira de Fisiologia (SBFis) / UERN, com atuação na linha de pesquisa: "Fisiologia e farmacologia da dor, da inflamação e reparação tecidual".

Elizandra Pereira Pinheiro , UFC

Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Saúde Pública da UFC

Publicado

30-08-2025

Cómo citar

OLIVEIRA, Brenda Nathália Fernandes; OLIVEIRA, Ivana Cristina Martins de; FERNANDES, Maíra Clara Farias; SANTOS, Josevaldo Leite dos; JÁCOME, Erik Vinícius Martins; PINHEIRO , Elizandra Pereira. EL trabajo del nutricionista con plantas medicinales en atención primaria: un reporte de experiencia. Revista Ciencia Plural, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 1–16, 2025. DOI: 10.21680/2446-7286.2025v11n2ID36523. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/36523. Acesso em: 1 ene. 2026.

Número

Sección

Relato de experiência