SERVIÇO DE SAÚDE ESCOLAR: EVIDÊNCIAS DA LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2446-7286.2021v7n2ID22402

Resumo

RESUMO

Introdução: Ações em saúde, no âmbito escolar, pré-dispõe os indivíduos a adotarem medidas de proteção quanto a sua saúde reduzindo fatores de risco na vida adulta corroborando para melhor qualidade de vida. Objetivo: Pesquisar as evidências científicas sobre as ações de saúde ofertadas no ambiente escolar. Metodologia: Estudo descritivo, com abordagem qualitativa que através de revisão integrativa da literatura investigou as evidências sobre o objeto deste estudo utilizando as bases: LILACS e SCIELO. A coleta dos dados ocorreu em julho de 2020, aos pares, considerando o recorte temporal de cinco anos (2015 à 2020) nos idiomas português e inglês. A estratégia de busca foi formulada utilizando os descritores controlados “serviços de saúde escolar” e “promoção da saúde” que foram combinados entre si através do operador booleano AND.  Resultados: Foram encontrados 1603 artigos que após uso de critérios de elegibilidade, restaram 05 na composição da amostra final. Da análise do conteúdo foi evidenciado as lacunas quanto promoção da saúde no ambiente escolar. Conclusões: os serviços de saúde no âmbito escolar são realizados através de ações pontuais, geralmente motivadas por ações sanitaristas com modelo campanhista. Foi evidenciado a necessidade de educação permanente para capacitação dos profissionais.

Palavras-Chave: Serviços de saúde escolar, Promoção da Saúde, Equipe de assistência ao paciente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karla Brandão de Araújo, Universidade do Estado do Amazonas

Mestranda  do Programa de Pós Graduação em Enfermagem em Saúde Pública da Universidade do Estado do Amazonas . Especialista em Obstetrícia e Vigilância Sanitária. Enfermeira do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

Erika Oliveira Abinader

Mestre em Biologia Urbana . Especialista Medicina do Trabalho. Médica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas 

Vanessa Brandão de Araújo

Graduação em Educação Física. Especialista em Vigilância Sanitária. 

Jamilly Brandão de Castro

 –Graduação em Enfermagem pela Unifor.  

Karem de Souza Brandão

Graduação em Nutrição. Nutricionista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

Downloads

Publicado

08-05-2021

Como Citar

BRANDÃO DE ARAÚJO, K.; OLIVEIRA ABINADER, E.; BRANDÃO DE ARAÚJO, V.; BRANDÃO DE CASTRO, J.; DE SOUZA BRANDÃO, K. . SERVIÇO DE SAÚDE ESCOLAR: EVIDÊNCIAS DA LITERATURA. Revista Ciência Plural, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 227–238, 2021. DOI: 10.21680/2446-7286.2021v7n2ID22402. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/22402. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Revisão Integrativa