TEMPO DE ESPERA NO ATENDIMENTO E INTERNAÇÃO: SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS E A PERSPECTIVA DO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EM SAÚDE

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DOI:

https://doi.org/10.21680/2446-7286.2024v10n2ID34018

Resumo

Introdução: A relevância da participação e controle social, promulgados pela Constituição Federal de 1988, garante o exercício da cidadania ao permitir que a população participe ativamente na formulação das políticas públicas de saúde. Neste contexto, surgiram as ouvidorias públicas, com o objetivo de permitir a escuta direta da população, dando protagonismo à sociedade civil. Objetivo: Elaborar um planejamento estratégico e avaliação sobre o tempo de espera por atendimento e internação em um hospital universitário. Metodologia: Trata-se de um estudo ecológico, realizado em junho de 2023 num hospital de ensino no Nordeste do Brasil. Os dados foram obtidos de relatórios da avaliação de usuários atendidos no ambulatório e internação, nos anos de 2016, 2017, 2019 e 2022. Resultados: A partir da análise dos dados foi identificado que há discrepâncias nos índices de satisfação entre os anos estudados. A ausência de detalhes nos relatórios, causa vieses nas pesquisas de satisfação, uma vez que a cada ano é variável o número de usuários pesquisados e o questionário utilizado sofre mudanças nas perguntas, sem justificativa para as alterações. O tempo de espera pelo atendimento e internação foi avaliado e considerado o que obteve piores índices de satisfação. Conclusão: Os resultados deste estudo mostraram que a pesquisa de satisfação com o usuário é uma importante ferramenta de avaliação para a gestão, contudo, há necessidade de um método mais seguro para a execução da avaliação de satisfação. O tempo de espera tem sido uma variável que frequentemente não tem atendido de forma satisfatória, sendo necessário identificar e corrigir as causas desse desconforto. Espera-se que este estudo possa contribuir para o fortalecimento da ouvidoria e da pesquisa de satisfação como ferramentas de gestão.

Palavras-Chave: Avaliação em saúde; Satisfação dos usuários; Assistência hospitalar; Ouvidoria.

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Publicado

29-08-2024

Como Citar

NASCIMENTO, E. Y. S. do; ARAÚJO, K. Q. M. A. de; CAMPOS, S. M. de L.; MENDONÇA , A. E. A.; ANDRADE, F. B. de . TEMPO DE ESPERA NO ATENDIMENTO E INTERNAÇÃO: SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS E A PERSPECTIVA DO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EM SAÚDE. Revista Ciência Plural, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 1–15, 2024. DOI: 10.21680/2446-7286.2024v10n2ID34018. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/34018. Acesso em: 27 set. 2024.