AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO ACESSO NA ATENÇÃO BÁSICA EM UMA REGIÃO DE SAÚDE DO RIO GRANDE DO NORTE
DOI:
https://doi.org/10.21680/2446-7286.2024v10n1ID34861Resumo
Introdução: Entre os desafios para se alcançar o cuidado integral está o acesso às unidades básicas, que não ocorre com tanta facilidade como deveria, caracterizando-se como uma grande dificuldade para os gestores municipais. O Programa de Melhoria ao Acesso e Qualidade de Atenção Básica (PMAQ-AB), teve como objetivo incentivar a ampliação do acesso e melhorar a qualidade da atenção básica, garantindo um padrão de qualidade comparável nacionalmente, regionalmente e local de maneira a permitir maior transparência e efetividade das ações governamentais relacionadas a atenção básica. Objetivo: Avaliar a qualidade da atenção básica dos municípios da 6ª região de saúde, na perspectiva do acesso aos serviços de saúde. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa avaliativa, com abordagem quantitativa. Foram utilizados dados secundários extraídos dos relatórios analíticos disponibilizados publicamente. A coleta dos dados ocorreu no período de março a maio de 2020. As informações foram organizadas a partir da elaboração de um protocolo de pesquisa contendo a dimensão: acesso. Resultados: Em relação ao acolhimento realizado pela equipe 34 equipes não realizavam classificação de risco e 44 não realizavam acolhimento durante todo o funcionamento, no funcionamento da UBS 14 equipes não funcionavam regularmente, os indicadores de consulta médicas mostram que 18 equipes não apresentaram resultados para os cálculos e não realizavam consultas médicas essenciais, em relação a marcações de consultas 40 equipes não agendavam consultas durante todo o horário e 60 equipes não organizavam filas para distribuir senhas, na organização da agenda 37 equipes não realizava todas as ações essenciais e apenas 9 equipes mostram realizar completamente todos as dimensões analisadas. Conclusões: Dentre as fragilidades avaliadas pelos profissionais da UBS estão as relacionadas a marcação de consultas, visto que a equipe organiza filas para a distribuição de senhas e o fato do acolhimento à demanda espontânea não ocorrer durante todo o funcionamento da unidades
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